A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mirian Maia do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rossini, Tatiana Stofella Sodré, Santos, Edméa Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825
Resumo: Com a propagação do novo Coronavírus, no Brasil, as instituições de ensino suspenderam as aulas presenciais. Nesse contexto, educadores, gestores e famílias inteiras tiveram de buscar novos modos de aprender e ensinar. Estratégias de ensino remoto ganharam força, pautadas na transmissão de conteúdos curriculares e na distribuição em massa. Diante desse quadro, apresentamos, neste artigo reflexões acerca da Educação online, como possibilidade de criação do conhecimento, de forma mais participativa, dialógica e interativa, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, na e para além da pandemia. Complementarmente, sugerimos uma atividade de produção de vídeos e histórias em quadrinho, a partir de processos participativos, viabilizados pela Educação online. Nessa  perspectiva, a produção do conhecimento se concretizou na parceria ‘docentediscente’, e o protagonismo do processo de aprendizagem ocorreu nas relações estabelecidas entre esses atores, e, principalmente, com o objeto do conhecimento
id UESB-7_e8c0c673d7a7f6fe366fac552a2b6d86
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6825
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus The viralization of online education: the learning beyond of the new coronavirus pandemic La viralización de la educación en línea: el aprendizaje más allá de la pandemia de nuevo coronavirus CoronavírusEducação OnlineProcessos comunicacionaisCoronavirusEducación en líneaProcesos comunicacionalesCoronavirusOnline educationCommunication processes Com a propagação do novo Coronavírus, no Brasil, as instituições de ensino suspenderam as aulas presenciais. Nesse contexto, educadores, gestores e famílias inteiras tiveram de buscar novos modos de aprender e ensinar. Estratégias de ensino remoto ganharam força, pautadas na transmissão de conteúdos curriculares e na distribuição em massa. Diante desse quadro, apresentamos, neste artigo reflexões acerca da Educação online, como possibilidade de criação do conhecimento, de forma mais participativa, dialógica e interativa, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, na e para além da pandemia. Complementarmente, sugerimos uma atividade de produção de vídeos e histórias em quadrinho, a partir de processos participativos, viabilizados pela Educação online. Nessa  perspectiva, a produção do conhecimento se concretizou na parceria ‘docentediscente’, e o protagonismo do processo de aprendizagem ocorreu nas relações estabelecidas entre esses atores, e, principalmente, com o objeto do conhecimento Con la propagación del nuevo Coronavirus, en Brasil, las instituciones educativas han suspendido las clases presenciales. En este contexto, los educadores, gerentes y familias enteras tuvieron que buscar nuevas formas de aprender y enseñar. Las estrategias de enseñanza a distancia cobraron fuerza, basadas en la transmisión de contenidos y la distribución masiva. Ante esta situación, presentamos, en este artículo, reflexiones sobre la Educación en línea, como posibilidad de generar conocimiento, de manera más participativa, dialógica e interactiva, con miras a la formación de ciudadanos autores y autónomos en y más allá de la pandemia. Además, sugerimos una actividad de producción de videos e historias cómicas, basada en procesos participativos, posibilitados por la Educación en Línea. En esta perspectiva, la producción de conocimiento se materializa en la asociación entre el docente y el alumno, y el protagonismo en el proceso de aprendizaje se da en las relaciones que se establecen entre estos actores y, principalmente, con el objeto de conocimiento. With the spread of the new Coronavirus, in Brazil, educational institutions have suspended face-to-face classes. In this context, educators, managers and entire families had to find new ways to learn and teach. Remote teaching strategies gained strength, based on the transmission of content and mass distribution. Faced with this situation, we present, in this article, reflections on online education as a possibility of generating knowledge, in a more participatory, dialogical and interactive way, with a view to the training of self-employed and author citizens in and beyond pandemic. In addition, we suggest an activity for the production of videos and comic stories, based on participatory processes, made possible by Online education. In this perspective, the production of knowledge is materialized in the association between the teacher and the student, and the leading role in the learning process occurs in the relationships established between these actors and, mainly, with the object of knowledge. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/682510.22481/praxisedu.v17i46.6825Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-355Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-355Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-3552178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825/5847Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Mirian Maia doRossini, Tatiana Stofella SodréSantos, Edméa Oliveira2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6825Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
The viralization of online education: the learning beyond of the new coronavirus pandemic
La viralización de la educación en línea: el aprendizaje más allá de la pandemia de nuevo coronavirus
title A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
spellingShingle A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
Amaral, Mirian Maia do
Coronavírus
Educação Online
Processos comunicacionais
Coronavirus
Educación en línea
Procesos comunicacionales
Coronavirus
Online education
Communication processes
title_short A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
title_full A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
title_fullStr A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
title_full_unstemmed A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
title_sort A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus
author Amaral, Mirian Maia do
author_facet Amaral, Mirian Maia do
Rossini, Tatiana Stofella Sodré
Santos, Edméa Oliveira
author_role author
author2 Rossini, Tatiana Stofella Sodré
Santos, Edméa Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Mirian Maia do
Rossini, Tatiana Stofella Sodré
Santos, Edméa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Coronavírus
Educação Online
Processos comunicacionais
Coronavirus
Educación en línea
Procesos comunicacionales
Coronavirus
Online education
Communication processes
topic Coronavírus
Educação Online
Processos comunicacionais
Coronavirus
Educación en línea
Procesos comunicacionales
Coronavirus
Online education
Communication processes
description Com a propagação do novo Coronavírus, no Brasil, as instituições de ensino suspenderam as aulas presenciais. Nesse contexto, educadores, gestores e famílias inteiras tiveram de buscar novos modos de aprender e ensinar. Estratégias de ensino remoto ganharam força, pautadas na transmissão de conteúdos curriculares e na distribuição em massa. Diante desse quadro, apresentamos, neste artigo reflexões acerca da Educação online, como possibilidade de criação do conhecimento, de forma mais participativa, dialógica e interativa, com vistas à formação de cidadãos autores e autônomos, na e para além da pandemia. Complementarmente, sugerimos uma atividade de produção de vídeos e histórias em quadrinho, a partir de processos participativos, viabilizados pela Educação online. Nessa  perspectiva, a produção do conhecimento se concretizou na parceria ‘docentediscente’, e o protagonismo do processo de aprendizagem ocorreu nas relações estabelecidas entre esses atores, e, principalmente, com o objeto do conhecimento
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825
10.22481/praxisedu.v17i46.6825
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i46.6825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825/5847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-355
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-355
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 334-355
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819592642560