PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sforni, Marta Sueli de Faria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marega, Ágatha Marine Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6293
Resumo: Embora o processo de desenvolvimento humano seja, normalmente, entendido como algo progressivo e harmonioso, autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, apresentam o desenvolvimento infantil como um processo dialético em que as mudanças e transições são feitas revolucionariamente (idades com crises e idades estáveis). Assim, o desenvolvimento é evidenciado em momentos de transição, com a presença de saltos qualitativos, rupturas, crises, que muitas vezes são compreendidos, de forma equivocada, como sintomas negativos. Uma educação cuja finalidade é a promoção do desenvolvimento, necessita conhecer como ocorre esse processo. Neste sentido, este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo compreender esses momentos de transição, com a finalidade de poder atuar pedagogicamente nas crises, de modo que esses momentos sejam favoráveis ao desenvolvimento e não limitadores dele. Concluímos que a condução racional do processo de transição no ambiente escolar requer intervenção pedagógica organizada e assistida pelos adultos envolvidos (professores, pedagogos e familiares).  
id UESB-7_eb87e0a852f070a6537378ecc8d2c52e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6293
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONEPROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CRISES, RUPTURAS E TRANSIÇÕESCHILD DEVELOPMENT PROCESS: CRISES, RUPTURE AND TRANSITIONS Desarrollo humanoTeoría Histórico-Cultural Intervención pedagógica Human developmentHistorical and Cultural TheoryPedagogical interventionDesenvolvimento humanoTeoria Histórico-CulturalIntervenção pedagógicaEmbora o processo de desenvolvimento humano seja, normalmente, entendido como algo progressivo e harmonioso, autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, apresentam o desenvolvimento infantil como um processo dialético em que as mudanças e transições são feitas revolucionariamente (idades com crises e idades estáveis). Assim, o desenvolvimento é evidenciado em momentos de transição, com a presença de saltos qualitativos, rupturas, crises, que muitas vezes são compreendidos, de forma equivocada, como sintomas negativos. Uma educação cuja finalidade é a promoção do desenvolvimento, necessita conhecer como ocorre esse processo. Neste sentido, este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo compreender esses momentos de transição, com a finalidade de poder atuar pedagogicamente nas crises, de modo que esses momentos sejam favoráveis ao desenvolvimento e não limitadores dele. Concluímos que a condução racional do processo de transição no ambiente escolar requer intervenção pedagógica organizada e assistida pelos adultos envolvidos (professores, pedagogos e familiares).  Although human development process is normally thought to be progressive and harmonious, authors based on the Historical and Culture Theory, such as Vygotsky, Leontiev and Elkonin, show that child development is a dialectical process in which transitions occur in a revolutionary manner (age with crises and stable ages). Development is thus evidenced in moments of transition, with the occurrence of qualitative leaps, ruptures, crises, which frequently are understood ambiguously as negative symptoms. Education, whose aim is the promotion of development, should know how the process works. Current paper is the result of a bibliographical research to understand transition moments so that one may act pedagogically during crises so that the latter may be favorable and not restricting to development. Results shows that the rational conduction of the transition process within the school needs an organized and assisted pedagogical intervention by the adults involved (teachers, pedagogues and parents).Aunque el proceso del desarrollo humano sea, normalmente, entendido como algo progresivo y harmonioso, autores de la teoría Histórico-Cultural, cómo Vigotski, Leontiev y Elkonin, presentan al desarrollo infantil como un proceso dialéctico de cambios y transiciones de una edad a otra (edades con crisis y edades estables). De este modo, se evidencia que el desarrollo pasa momentos de transición, en donde existe la presencia de saltos cualitativos, rupturas, crisis, que muchas veces son comprendidos, de forma equivoca, como síntomas negativos. Una educación cuya finalidad es la promoción del desarrollo, necesita conocer cómo ocurre este proceso. En este sentido, este artículo es el resultado de una investigación bibliográfica que tuvo como objetivo comprender esos momentos de transición, así como, la finalidad de poder actuar pedagógicamente en las crisis, de modo que esos momentos sean favorables al desarrollo y no limitantes. Concluimos que la conducción racional del proceso de transición en el ambiente escolar requiere intervención pedagógica organizada y asistida por los adultos que están involucrados (profesores, pedagogos y familiares).  Edições UESB2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/629310.22481/praxisedu.v16i42.6293Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-422Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-422Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-4222178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6293/5143Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSforni, Marta Sueli de FariaMarega, Ágatha Marine Pontes2021-03-25T04:28:02Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6293Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-25T04:28:02Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CRISES, RUPTURAS E TRANSIÇÕES
CHILD DEVELOPMENT PROCESS: CRISES, RUPTURE AND TRANSITIONS
title PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
spellingShingle PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
Sforni, Marta Sueli de Faria
Desarrollo humano
Teoría Histórico-Cultural
Intervención pedagógica
Human development
Historical and Cultural Theory
Pedagogical intervention
Desenvolvimento humano
Teoria Histórico-Cultural
Intervenção pedagógica
title_short PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
title_full PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
title_fullStr PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
title_full_unstemmed PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
title_sort PROCESO DEL DESARROLLO INFANTIL: CRISIS, RUPTURA Y TRANSICIONE
author Sforni, Marta Sueli de Faria
author_facet Sforni, Marta Sueli de Faria
Marega, Ágatha Marine Pontes
author_role author
author2 Marega, Ágatha Marine Pontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sforni, Marta Sueli de Faria
Marega, Ágatha Marine Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Desarrollo humano
Teoría Histórico-Cultural
Intervención pedagógica
Human development
Historical and Cultural Theory
Pedagogical intervention
Desenvolvimento humano
Teoria Histórico-Cultural
Intervenção pedagógica
topic Desarrollo humano
Teoría Histórico-Cultural
Intervención pedagógica
Human development
Historical and Cultural Theory
Pedagogical intervention
Desenvolvimento humano
Teoria Histórico-Cultural
Intervenção pedagógica
description Embora o processo de desenvolvimento humano seja, normalmente, entendido como algo progressivo e harmonioso, autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, apresentam o desenvolvimento infantil como um processo dialético em que as mudanças e transições são feitas revolucionariamente (idades com crises e idades estáveis). Assim, o desenvolvimento é evidenciado em momentos de transição, com a presença de saltos qualitativos, rupturas, crises, que muitas vezes são compreendidos, de forma equivocada, como sintomas negativos. Uma educação cuja finalidade é a promoção do desenvolvimento, necessita conhecer como ocorre esse processo. Neste sentido, este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo compreender esses momentos de transição, com a finalidade de poder atuar pedagogicamente nas crises, de modo que esses momentos sejam favoráveis ao desenvolvimento e não limitadores dele. Concluímos que a condução racional do processo de transição no ambiente escolar requer intervenção pedagógica organizada e assistida pelos adultos envolvidos (professores, pedagogos e familiares).  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6293
10.22481/praxisedu.v16i42.6293
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6293
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i42.6293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6293/5143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-422
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-422
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 406-422
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818828230656