Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva Assolini, Filomena Elaine
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616
Resumo: Com base nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz francesa, na abordagem Sócio-Histórica do Letramento e no referencial Histórico-Cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura ao longo da infância e como tal relação repercute em suas práticas pedagógicas escolares, no atual contexto escolar. O corpus foi constituído por depoimentos orais dessas professoras, como também sobre os depoimentos que abordam seus saberes e fazeres pedagógicos. As análises mostram que sujeitos-professores, cujas memórias discursivas vinculam afetos positivos às suas experiências com a leitura, desenvolvem práticas pedagógicas escolares nas quais se fazem presentes condições de produção que possibilitam aos estudantes, pelos quais são responsáveis, ocupar a posição de sujeito que se arrisca a produzir sentidos. As análises mostram também que sujeitos-professores que tiveram oportunidades de ressignificar suas vivências com a leitura e, nessa perspectiva, reelaborar os sentidos, sentimentos e emoções a ela associados realizam práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a linguagem polissêmica enquanto uma instância capaz de instigar a atribuição de sentidos por parte dos estudantes. Sujeitos-professores que não aprenderam a gostar de ler tendem a submeter-se aos ditames do discurso pedagógico escolar tradicional. É importante que os cursos de licenciatura proporcionem aos futuros professores oportunidades para se constituírem intérpretes-historicizados, o que poderia lhes assegurar condições para ocupar a posição de um sujeito-leitor capaz de produzir leituras (interpretações) singulares.
id UESB-7_eef5436d9450757407cb8a8f3e28e67a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/616
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolarLeituraMemória discursivaPráticas pedagógicas escolaresProfessoras alfabetizadorasCom base nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz francesa, na abordagem Sócio-Histórica do Letramento e no referencial Histórico-Cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura ao longo da infância e como tal relação repercute em suas práticas pedagógicas escolares, no atual contexto escolar. O corpus foi constituído por depoimentos orais dessas professoras, como também sobre os depoimentos que abordam seus saberes e fazeres pedagógicos. As análises mostram que sujeitos-professores, cujas memórias discursivas vinculam afetos positivos às suas experiências com a leitura, desenvolvem práticas pedagógicas escolares nas quais se fazem presentes condições de produção que possibilitam aos estudantes, pelos quais são responsáveis, ocupar a posição de sujeito que se arrisca a produzir sentidos. As análises mostram também que sujeitos-professores que tiveram oportunidades de ressignificar suas vivências com a leitura e, nessa perspectiva, reelaborar os sentidos, sentimentos e emoções a ela associados realizam práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a linguagem polissêmica enquanto uma instância capaz de instigar a atribuição de sentidos por parte dos estudantes. Sujeitos-professores que não aprenderam a gostar de ler tendem a submeter-se aos ditames do discurso pedagógico escolar tradicional. É importante que os cursos de licenciatura proporcionem aos futuros professores oportunidades para se constituírem intérpretes-historicizados, o que poderia lhes assegurar condições para ocupar a posição de um sujeito-leitor capaz de produzir leituras (interpretações) singulares.Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-54Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-54Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-542178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616/509Paiva Assolini, Filomena Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/616Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
title Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
spellingShingle Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
Paiva Assolini, Filomena Elaine
Leitura
Memória discursiva
Práticas pedagógicas escolares
Professoras alfabetizadoras
title_short Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
title_full Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
title_fullStr Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
title_full_unstemmed Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
title_sort Professoras alfabetizadoras e suas leituras: história, memória e prática pedagógica escolar
author Paiva Assolini, Filomena Elaine
author_facet Paiva Assolini, Filomena Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva Assolini, Filomena Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Memória discursiva
Práticas pedagógicas escolares
Professoras alfabetizadoras
topic Leitura
Memória discursiva
Práticas pedagógicas escolares
Professoras alfabetizadoras
description Com base nos postulados teórico-metodológicos da Análise de Discurso de matriz francesa, na abordagem Sócio-Histórica do Letramento e no referencial Histórico-Cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura ao longo da infância e como tal relação repercute em suas práticas pedagógicas escolares, no atual contexto escolar. O corpus foi constituído por depoimentos orais dessas professoras, como também sobre os depoimentos que abordam seus saberes e fazeres pedagógicos. As análises mostram que sujeitos-professores, cujas memórias discursivas vinculam afetos positivos às suas experiências com a leitura, desenvolvem práticas pedagógicas escolares nas quais se fazem presentes condições de produção que possibilitam aos estudantes, pelos quais são responsáveis, ocupar a posição de sujeito que se arrisca a produzir sentidos. As análises mostram também que sujeitos-professores que tiveram oportunidades de ressignificar suas vivências com a leitura e, nessa perspectiva, reelaborar os sentidos, sentimentos e emoções a ela associados realizam práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a linguagem polissêmica enquanto uma instância capaz de instigar a atribuição de sentidos por parte dos estudantes. Sujeitos-professores que não aprenderam a gostar de ler tendem a submeter-se aos ditames do discurso pedagógico escolar tradicional. É importante que os cursos de licenciatura proporcionem aos futuros professores oportunidades para se constituírem intérpretes-historicizados, o que poderia lhes assegurar condições para ocupar a posição de um sujeito-leitor capaz de produzir leituras (interpretações) singulares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/616/509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-54
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-54
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 33-54
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815078522880