ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Vilaverde e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094
Resumo: Hoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista.
id UESB-7_f3e4a0fe6f563120f00d974f6b2ebbe8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4094
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOSHoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/409410.22481/praxis.v14i29.4094Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094/3350Silva, Daniela Vilaverde einfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4094Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
spellingShingle ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Silva, Daniela Vilaverde e
title_short ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_full ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_fullStr ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_full_unstemmed ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_sort ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
author Silva, Daniela Vilaverde e
author_facet Silva, Daniela Vilaverde e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Vilaverde e
description Hoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094
10.22481/praxis.v14i29.4094
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094/3350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816918773760