ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094 |
Resumo: | Hoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista. |
id |
UESB-7_f3e4a0fe6f563120f00d974f6b2ebbe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4094 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOSHoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/409410.22481/praxis.v14i29.4094Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094/3350Silva, Daniela Vilaverde einfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4094Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
title |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
spellingShingle |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS Silva, Daniela Vilaverde e |
title_short |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
title_full |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
title_fullStr |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
title_full_unstemmed |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
title_sort |
ENTRE O SER E O TER: DILEMAS E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
author |
Silva, Daniela Vilaverde e |
author_facet |
Silva, Daniela Vilaverde e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Vilaverde e |
description |
Hoje em dia, o campo da educação de adultos tem albergado no seu seio conceitos situados, outrora, fora da sua configuração inicial e cuja inocuidade é questionada tendo em conta os ideais de uma educação democrática. O debate acerca da génese e dos pressupostos subjacentes aos ideais da educação permanente deve ser retomado, atualizado e confrontado com os novos pressupostos da aprendizagem ao longo da vida. Este artigo tem como objetivos contribuir para a compreensão das metamorfoses concetuais que o campo da educação de adultos tem vindo a sofrer e confrontar a concetualização da educação permanente e da prendizagem ao longo da vida num contexto marcado por novas agendas discursivas, de fação mais gerencialista e de valorização da gestão de recursos humanos. Desta forma, o artigo pretende potenciar a reflexão a partir de uma visão diacrónica dos princípios que norteiam a educação e a aprendizagem. Esta nova visão educativa da aprendizagem centraliza novos conceitos (como competência, individualismo e empregabilidade) que podem converter a educação para uma dimensão mais individualista e darwinista. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094 10.22481/praxis.v14i29.4094 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i29.4094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4094/3350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 17-34 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816918773760 |