A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, AIALA SILVA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CHAPANI, DAISI T., CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE.
id UESB-8_12375ea1edfffb81a29290be6f10ce0b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6218
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plenaAtividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura.O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/621810.22481/rid-uesb.v4i2.6218Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 5-242525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218/4647SOUZA, AIALA SILVACHAPANI, DAISI T.CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6218Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
title A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
spellingShingle A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
SOUZA, AIALA SILVA
Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura.
title_short A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
title_full A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
title_fullStr A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
title_full_unstemmed A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
title_sort A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
author SOUZA, AIALA SILVA
author_facet SOUZA, AIALA SILVA
CHAPANI, DAISI T.
CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
author_role author
author2 CHAPANI, DAISI T.
CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, AIALA SILVA
CHAPANI, DAISI T.
CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura.
topic Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura.
description O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218
10.22481/rid-uesb.v4i2.6218
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i2.6218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218/4647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 5-24
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187234656256