A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE. |
id |
UESB-8_12375ea1edfffb81a29290be6f10ce0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6218 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plenaAtividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura.O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/621810.22481/rid-uesb.v4i2.6218Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 5-242525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218/4647SOUZA, AIALA SILVACHAPANI, DAISI T.CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6218Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
title |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
spellingShingle |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena SOUZA, AIALA SILVA Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura. |
title_short |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
title_full |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
title_fullStr |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
title_full_unstemmed |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
title_sort |
A participação de estudantes de dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em atividades extracurriculares: possibilidades para uma formação plena |
author |
SOUZA, AIALA SILVA |
author_facet |
SOUZA, AIALA SILVA CHAPANI, DAISI T. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
author_role |
author |
author2 |
CHAPANI, DAISI T. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, AIALA SILVA CHAPANI, DAISI T. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura. |
topic |
Atividades Extracurriculares; Formação Docente; Licenciatura. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento a respeito das atividades extracurriculares (AE) que estudantes de Ciências Biológicas de dois cursos de licenciatura de universidades públicas, uma no estado da Bahia e a outra do estado de São Paulo, participam durante a graduação, indicando algumas possibilidades que elas oferecem para uma formação docente mais plena. Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por um total de 134 estudantes de ambas as instituições e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que, embora essas universidades estejam inseridas em diferentes contextos econômicos e culturais, ambas oferecem variadas oportunidades para a participação de seus alunos em diversas AE. Algumas destas atividades colaboram diretamente na formação docente, no entanto, todas, em seu conjunto, oferecem oportunidades de uma formação mais plena. Destaca-se o fato de nem todos os alunos participarem das AE durante seu curso. Recomenda-se que as instituições desenvolvam políticas para possibilitar a participação de mais estudantes em um leque mais diversificado de AE. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218 10.22481/rid-uesb.v4i2.6218 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i2.6218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6218/4647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 5-24 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187234656256 |