Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kauano, Rafael Vitame
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa Dias, Felipe, Ferrazo, André Kyoshi Fujii, Souza, Paula de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9286
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street Food América Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto final da atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes.
id UESB-8_3ed3d783fd18279135c9887634025363
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9286
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo FreireLetters to Mrs. Suzana: a trip from São Paulo to Salvador in the training of scientific educators with Paulo FreireAbordagem Temática FreireanaInvestigação TemáticaEducação CientíficaDocumentárioFreirean Thematic ApproachThematic InvestigationScientific EducationDocumentaryO presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street Food América Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto final da atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes.This paper aims to present the report of a didactic activity developed with undergraduate students in Biological Sciences and Pedagogy during 2021 and to analyze the potential of using a documentary for the initial training of science educators. This activity was carried out online in the context of emergency remote teaching and was inspired by the principles of Thematic Research and the Freirean Thematic Approach to raise awareness of the existence of Significant Thematic Universes (STU). The series “Street Food Latin America” was used as a resource to simulate a reality case. As a final product of the activity, and material for the analysis of this report, letters to Dona Suzana, protagonist of the documentary, were produced by the graduates where they were able, in an exercise of dialogicity, to mobilize some aspects of Paulo Freire's problematizing pedagogy from relations significant themes that emerged from the group discussions. As Freire indicates, we chose a “way of walking” for this exercise given the limitations imposed by the pandemic. We note that, in addition to the perception of a STU, there is an incorporation of elements present in Paulo Freire's categories in the composition of the letters, and the problematization, dialogicity, cultural synthesis and praxis were striking elements.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/928610.22481/riduesb.v6i2.9286Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 452-4732525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9286/6428Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKauano, Rafael VitameBarbosa Dias, Felipe Ferrazo, André Kyoshi FujiiSouza, Paula de Oliveira2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9286Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
Letters to Mrs. Suzana: a trip from São Paulo to Salvador in the training of scientific educators with Paulo Freire
title Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
spellingShingle Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
Kauano, Rafael Vitame
Abordagem Temática Freireana
Investigação Temática
Educação Científica
Documentário
Freirean Thematic Approach
Thematic Investigation
Scientific Education
Documentary
title_short Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
title_full Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
title_fullStr Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
title_full_unstemmed Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
title_sort Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
author Kauano, Rafael Vitame
author_facet Kauano, Rafael Vitame
Barbosa Dias, Felipe
Ferrazo, André Kyoshi Fujii
Souza, Paula de Oliveira
author_role author
author2 Barbosa Dias, Felipe
Ferrazo, André Kyoshi Fujii
Souza, Paula de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kauano, Rafael Vitame
Barbosa Dias, Felipe
Ferrazo, André Kyoshi Fujii
Souza, Paula de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Temática Freireana
Investigação Temática
Educação Científica
Documentário
Freirean Thematic Approach
Thematic Investigation
Scientific Education
Documentary
topic Abordagem Temática Freireana
Investigação Temática
Educação Científica
Documentário
Freirean Thematic Approach
Thematic Investigation
Scientific Education
Documentary
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma atividade didática desenvolvida com estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia no ano de 2021 e analisar a potencialidade do uso de um documentário para a formação inicial de educadores científicos. Esta atividade foi realizada online no contexto do ensino remoto emergencial e teve como inspiração princípios da Investigação Temática e da Abordagem Temática Freireana para a sensibilização à existência de Universos Temáticos Significativos (UTS). Foi utilizado como recurso a série documental “Street Food América Latina” enquanto uma proposta de simulação de determinada realidade. Como produto final da atividade, e material de análise deste relato, cartas destinadas à Dona Suzana, protagonista do documentário, foram produzidas cartas pelas pessoas licenciandas onde puderam, em um exercício de dialogicidade, mobilizar alguns aspectos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire a partir das relações temáticas significativas que emergiram das discussões dos grupos. Assim como indica Freire, escolhemos um “modo de caminhar” para este exercício diante das limitações impostas pela pandemia. Notamos que para além da percepção de um UTS, há incorporação de elementos presentes nas categorias de Paulo Freire na composição das cartas, sendo que a problematização, dialogicidade, síntese cultural e práxis foram elementos marcantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9286
10.22481/riduesb.v6i2.9286
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9286
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9286/6428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 452-473
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188053594112