Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Igo Levir Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ielen, Marcelle Margueritte, Sutil, Noemi, Morão, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6855
Resumo: Questões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem à problematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do PIBID Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.
id UESB-8_44d7975faa30d42859ff50cd438fb136
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6855
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsiaEnsinoQuestôes SociocientíficasModelagem MatemáticaGráficosQuestões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem à problematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do PIBID Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.Edições UESB2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/685510.22481/riduesb.v6i1.6855Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 6-202525-433210.22481/riduesb.v6i1reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6855/6015Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo, Igo Levir SouzaIelen, Marcelle MargueritteSutil, NoemiMorão, Anderson2021-07-30T17:26:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6855Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-07-30T17:26:53Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
title Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
spellingShingle Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
Rabelo, Igo Levir Souza
Ensino
Questôes Sociocientíficas
Modelagem Matemática
Gráficos
title_short Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
title_full Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
title_fullStr Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
title_full_unstemmed Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
title_sort Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsia
author Rabelo, Igo Levir Souza
author_facet Rabelo, Igo Levir Souza
Ielen, Marcelle Margueritte
Sutil, Noemi
Morão, Anderson
author_role author
author2 Ielen, Marcelle Margueritte
Sutil, Noemi
Morão, Anderson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Igo Levir Souza
Ielen, Marcelle Margueritte
Sutil, Noemi
Morão, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Questôes Sociocientíficas
Modelagem Matemática
Gráficos
topic Ensino
Questôes Sociocientíficas
Modelagem Matemática
Gráficos
description Questões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem à problematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do PIBID Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6855
10.22481/riduesb.v6i1.6855
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6855
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i1.6855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6855/6015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 6-20
2525-4332
10.22481/riduesb.v6i1
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187297570816