Retalhos biográficos de uma professora iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fontoura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9414
Resumo: O presente artigo apresenta a narrativa de uma professora iniciante com base na reconstrução e ressignificação da vida e da formação.  Neste sentido, o estudo traz a colaboração da professora no início da docência ao narrar experiências de tessituras biográficas em seus (per) cursos formativos que compõem a construção da profissão. Compreende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que emerge mediante o exercício de reflexividade crítica que possibilita ao sujeito desatar fios do passado e enredar laços futuros da sua existência humana. Por meio do dispositivo metodológico das narrativas, podemos resgatar os processos formativos que nos auxiliaram na construção pessoal e na composição da profissão professora. Autores como Freire (1991, 1996, 2021) Josso (2006, 2010) e Passeggi (2016) dão suporte teórico a este trabalho. As narrativas constituem uma relação afetiva com a formação, sendo possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação. As principais contribuições do estudo foram a compreensão dos processos de formação e a aparição do ser-sujeito em seus diversos registros, potencializando processos autoformativos e produzindo implicações que fortaleceram o desenvolvimento, assim como revelou um aspecto fundamental para o progresso da profissão docente, a reflexão crítica da prática pedagógica.
id UESB-8_5bbf37d2ec623dbf611a2a7a05b604aa
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9414
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Retalhos biográficos de uma professora inicianteBiographical patches of a beginning teacherNarrativaProfessora InicianteTessitura biográficaProcessos autoformativosO presente artigo apresenta a narrativa de uma professora iniciante com base na reconstrução e ressignificação da vida e da formação.  Neste sentido, o estudo traz a colaboração da professora no início da docência ao narrar experiências de tessituras biográficas em seus (per) cursos formativos que compõem a construção da profissão. Compreende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que emerge mediante o exercício de reflexividade crítica que possibilita ao sujeito desatar fios do passado e enredar laços futuros da sua existência humana. Por meio do dispositivo metodológico das narrativas, podemos resgatar os processos formativos que nos auxiliaram na construção pessoal e na composição da profissão professora. Autores como Freire (1991, 1996, 2021) Josso (2006, 2010) e Passeggi (2016) dão suporte teórico a este trabalho. As narrativas constituem uma relação afetiva com a formação, sendo possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação. As principais contribuições do estudo foram a compreensão dos processos de formação e a aparição do ser-sujeito em seus diversos registros, potencializando processos autoformativos e produzindo implicações que fortaleceram o desenvolvimento, assim como revelou um aspecto fundamental para o progresso da profissão docente, a reflexão crítica da prática pedagógica.This article presents a narrative of a beginning teacher based on reconstruction and resignification of life and training. The study brings teacher's collaboration at the beginning of teaching when she narrates experiences of biographical textures in her formative path that shows professional construction. It comprises the experience by Josso (2010) and the self that emerges through the exercise of critical reflexivity, which enables us to untie threads from the past and tangle future ties of human existence. Through methodological device of narratives, we can rescue the formative processes that helped us in the personal construction and composition of the teaching profession. Authors such as Freire (1991, 1996, 2021), Josso (2006, 2010) and Passeggi (2016) give theoretical support to this work. The narratives constitute an affective relationship with training, making possible to rethink trajectory of life and training, reflection of practices and teaching activities in a movement of transformation. The main contributions of the study were the understanding of training processes and the appearance of the being-subject in its various records, enhancing self-training processes and producing implications that strengthened development, as well as revealing a fundamental aspect for the progress of the teaching profession, reflection criticism of pedagogical practice.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/941410.22481/riduesb.v6i2.9414Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 363-3792525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9414/6416Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRego, Flaviane Coutinho Neves AmericanoFontoura, Helena Amaral da2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9414Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Retalhos biográficos de uma professora iniciante
Biographical patches of a beginning teacher
title Retalhos biográficos de uma professora iniciante
spellingShingle Retalhos biográficos de uma professora iniciante
Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano
Narrativa
Professora Iniciante
Tessitura biográfica
Processos autoformativos
title_short Retalhos biográficos de uma professora iniciante
title_full Retalhos biográficos de uma professora iniciante
title_fullStr Retalhos biográficos de uma professora iniciante
title_full_unstemmed Retalhos biográficos de uma professora iniciante
title_sort Retalhos biográficos de uma professora iniciante
author Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano
author_facet Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano
Fontoura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontoura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Flaviane Coutinho Neves Americano
Fontoura, Helena Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Professora Iniciante
Tessitura biográfica
Processos autoformativos
topic Narrativa
Professora Iniciante
Tessitura biográfica
Processos autoformativos
description O presente artigo apresenta a narrativa de uma professora iniciante com base na reconstrução e ressignificação da vida e da formação.  Neste sentido, o estudo traz a colaboração da professora no início da docência ao narrar experiências de tessituras biográficas em seus (per) cursos formativos que compõem a construção da profissão. Compreende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que emerge mediante o exercício de reflexividade crítica que possibilita ao sujeito desatar fios do passado e enredar laços futuros da sua existência humana. Por meio do dispositivo metodológico das narrativas, podemos resgatar os processos formativos que nos auxiliaram na construção pessoal e na composição da profissão professora. Autores como Freire (1991, 1996, 2021) Josso (2006, 2010) e Passeggi (2016) dão suporte teórico a este trabalho. As narrativas constituem uma relação afetiva com a formação, sendo possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação. As principais contribuições do estudo foram a compreensão dos processos de formação e a aparição do ser-sujeito em seus diversos registros, potencializando processos autoformativos e produzindo implicações que fortaleceram o desenvolvimento, assim como revelou um aspecto fundamental para o progresso da profissão docente, a reflexão crítica da prática pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9414
10.22481/riduesb.v6i2.9414
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9414
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9414/6416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 363-379
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188078759936