O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540 |
Resumo: | Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar. |
id |
UESB-8_651782f71ce76a057338be1a25cd12a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5540 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVAFormação Docente; Gestão Participativa; Educação.Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/554010.22481/rid-uesb.v3i2.5540Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 55 - 742525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540/4199BARBOSA, CLAUDIA DE FARIASILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5540Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
title |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
spellingShingle |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA Formação Docente; Gestão Participativa; Educação. |
title_short |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
title_full |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
title_fullStr |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
title_full_unstemmed |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
title_sort |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA |
author |
BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA |
author_facet |
BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente; Gestão Participativa; Educação. |
topic |
Formação Docente; Gestão Participativa; Educação. |
description |
Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540 10.22481/rid-uesb.v3i2.5540 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v3i2.5540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540/4199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 55 - 74 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187221024768 |