AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C., SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542
Resumo: A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar.
id UESB-8_70db39a7fe2b273880b6b8da337e2e03
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5542
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BAFormação Docente; Pibid; Tecnologias.A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/554210.22481/rid-uesb.v3i2.5542Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 75 - 822525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542/4200SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOSDAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C.SANTOS, EVERTON DE JESUS DOSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5542Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
title AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS
Formação Docente; Pibid; Tecnologias.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
author SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS
author_facet SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS
DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C.
SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS
author_role author
author2 DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C.
SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS
DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C.
SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente; Pibid; Tecnologias.
topic Formação Docente; Pibid; Tecnologias.
description A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542
10.22481/rid-uesb.v3i2.5542
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i2.5542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542/4200
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 75 - 82
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187222073344