AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542 |
Resumo: | A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar. |
id |
UESB-8_70db39a7fe2b273880b6b8da337e2e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5542 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BAFormação Docente; Pibid; Tecnologias.A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/554210.22481/rid-uesb.v3i2.5542Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 75 - 822525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542/4200SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOSDAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C.SANTOS, EVERTON DE JESUS DOSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5542Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS Formação Docente; Pibid; Tecnologias. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM COMPUTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO - BA |
author |
SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS |
author_facet |
SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C. SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS |
author_role |
author |
author2 |
DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C. SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, JOSILDA CONCEIÇÃO DOS DAMASCENO, HANDHERSON LEYLTTON C. SANTOS, EVERTON DE JESUS DOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente; Pibid; Tecnologias. |
topic |
Formação Docente; Pibid; Tecnologias. |
description |
A ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas da rede pública básica tem desencadeado férteis contribuições sobre práticas pedagógicas empregadas, desafios encontrados no processo de ensino e de aprendizagem, ao aproximar o licenciado do contexto escolar, ao mesmo tempo em que possibilita o início do desenvolvimento da sua identidade docente. Dito isto, este trabalho advém de discussões entre os “pibidianos”, estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro/BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA, campus Santo Amaro, a respeito do binômio “educação e tecnologias digitais” e objetiva discorrer sobre as contribuições da interação bolsista-docente no processo de formação docente do Licenciado em Computação. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, fruto das experiências vivenciadas nos espaços escolares. O estudo reflete sobre a necessidade da adoção de uma postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre os docentes e os licenciandos, mediante experimentos, pesquisas e desenvolvimento de atividades em grupo. Como conclusão, o trabalho incita os bolsistas a refletirem criticamente sobre as possíveis práticas de ensino, sobre o papel das tecnologias, não depositando nelas o fator desencadeador da aprendizagem, mas sim, na metodologia de ensino, aliada à ludicidade que as tecnologias podem proporcionar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542 10.22481/rid-uesb.v3i2.5542 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v3i2.5542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5542/4200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 75 - 82 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187222073344 |