O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6146 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo descritivo exploratório realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI, em Irecê/BA, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o ano de 2014. O objetivo deste estudo foi analisar como as propostas de mudanças apresentadas pelo Decreto n. 7.219/2010 – especialmente no seu inciso VI – que instituiu a criação do referido Programa, têm possibilitado a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática para formação dos graduandos de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi fundamentado teoricamente principalmente em Fávero (2002), Pimenta (2001) e Imbernón (2004), buscando tecer ligações entre o que discorrem os autores citados e os achados da pesquisa. Pode-se afirmar que o caminho de superação dos entraves relacionados à articulação entre teoria e prática na formação docente vem sendo trilhado, principalmente com as vivências e aprendizagens construídas a partir da participação dos licenciandos no PIBID, porém, muitos passos ainda precisam ser dados, contribuindo para uma formação de mais qualidade e que supere a visão e o discurso que enraíza a ideia de dissociação entre teoria e prática. |
id |
UESB-8_89233b403a2f30a52440140cf6caaa90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6146 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BAFormação Docente; PIBID; Teoria e Prática.O artigo apresenta um estudo descritivo exploratório realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI, em Irecê/BA, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o ano de 2014. O objetivo deste estudo foi analisar como as propostas de mudanças apresentadas pelo Decreto n. 7.219/2010 – especialmente no seu inciso VI – que instituiu a criação do referido Programa, têm possibilitado a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática para formação dos graduandos de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi fundamentado teoricamente principalmente em Fávero (2002), Pimenta (2001) e Imbernón (2004), buscando tecer ligações entre o que discorrem os autores citados e os achados da pesquisa. Pode-se afirmar que o caminho de superação dos entraves relacionados à articulação entre teoria e prática na formação docente vem sendo trilhado, principalmente com as vivências e aprendizagens construídas a partir da participação dos licenciandos no PIBID, porém, muitos passos ainda precisam ser dados, contribuindo para uma formação de mais qualidade e que supere a visão e o discurso que enraíza a ideia de dissociação entre teoria e prática. Edições UESB2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/614610.22481/rid-uesb.v4i1.6146Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 72 - 832525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6146/4580NEIVA, RAFAELA BATISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6146Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:48Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
title |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
spellingShingle |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA NEIVA, RAFAELA BATISTA Formação Docente; PIBID; Teoria e Prática. |
title_short |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
title_full |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
title_fullStr |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
title_full_unstemmed |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
title_sort |
O PIBID e a articulação teoria e pratica na formação docente: um olhar sobre a experiência no Campus XVI da UNEB – IRECÊ/BA |
author |
NEIVA, RAFAELA BATISTA |
author_facet |
NEIVA, RAFAELA BATISTA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEIVA, RAFAELA BATISTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente; PIBID; Teoria e Prática. |
topic |
Formação Docente; PIBID; Teoria e Prática. |
description |
O artigo apresenta um estudo descritivo exploratório realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI, em Irecê/BA, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), durante o ano de 2014. O objetivo deste estudo foi analisar como as propostas de mudanças apresentadas pelo Decreto n. 7.219/2010 – especialmente no seu inciso VI – que instituiu a criação do referido Programa, têm possibilitado a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática para formação dos graduandos de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho foi fundamentado teoricamente principalmente em Fávero (2002), Pimenta (2001) e Imbernón (2004), buscando tecer ligações entre o que discorrem os autores citados e os achados da pesquisa. Pode-se afirmar que o caminho de superação dos entraves relacionados à articulação entre teoria e prática na formação docente vem sendo trilhado, principalmente com as vivências e aprendizagens construídas a partir da participação dos licenciandos no PIBID, porém, muitos passos ainda precisam ser dados, contribuindo para uma formação de mais qualidade e que supere a visão e o discurso que enraíza a ideia de dissociação entre teoria e prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6146 10.22481/rid-uesb.v4i1.6146 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6146 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i1.6146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6146/4580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 72 - 83 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187230461952 |