Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Carlos Alberto Aquino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marques, Valéria Risuenho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641
Resumo: This article presents partial results of the research project entitled "Pedagogical Residency Program (PRP): aspects of the residents' training path". in Sciences, Mathematics and Languages at the Federal University of Pará. For this text, we seek to identify didactic strategies used by residents in the regencies that occurred in remote teaching, taking as reference the conceptual and procedural contents of Zabala (1998). descriptive-interpretive character, with a qualitative approach, which is based, as a data constitution technique, on document analysis, taking as reference the records made in the logbook during the observation of classes. a fundamental foundation in the educational process of the licensee for uniting theory with practice, in order to contribute to initial training as an educator. In addition, it was possible to identify that residents used the resources they mastered to streamline online classes, as well as contemplated, in the slides used, conceptual and procedural contents of the objects of knowledge worked on.
id UESB-8_a6b2668b1a1ba0eee9efdf7c158e4c43
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11641
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remotoSchool management: strategies used by residents in the remote contextEscuela de regencia: estrategias utilizadas por los residentes en el contexto remotoFormação inicial docenteRegência escolarEstratégias didáticasInitial Teacher TrainingSchool RegencyDidactic StrategiesFormación inicial del profesoradoEscuela de regenciaEstrategias didácticasThis article presents partial results of the research project entitled "Pedagogical Residency Program (PRP): aspects of the residents' training path". in Sciences, Mathematics and Languages at the Federal University of Pará. For this text, we seek to identify didactic strategies used by residents in the regencies that occurred in remote teaching, taking as reference the conceptual and procedural contents of Zabala (1998). descriptive-interpretive character, with a qualitative approach, which is based, as a data constitution technique, on document analysis, taking as reference the records made in the logbook during the observation of classes. a fundamental foundation in the educational process of the licensee for uniting theory with practice, in order to contribute to initial training as an educator. In addition, it was possible to identify that residents used the resources they mastered to streamline online classes, as well as contemplated, in the slides used, conceptual and procedural contents of the objects of knowledge worked on.Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica (PRP): aspectos do percurso formativo de residentes". Tal projeto tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos licenciandos residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, buscamos identificar estratégias didáticas utilizadas por residentes nas regências ocorridas no ensino remoto, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Metodologicamente, o estudo é de caráter descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, que se apoia, como técnica de constituição de dados, na análise documental, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo durante a observação de aulas Desse estudo é possível afirmar que a regência escolar é um alicerce fundamental no processo educativo do licenciando por unir a teoria com a prática, de forma a contribuir para a formação inicial como educador. Além disso, foi possível identificar que os residentes usaram os recursos que dominavam para dinamizar aulas online, bem como contemplaram, nos slides usados, conteúdos conceituais e procedimentais dos objetos de conhecimento trabalhados.Este artículo presenta resultados parciales del proyecto “Programa de Residencia Pedagógica: aspectos de la trayectoria de formación de los residentes”, presentado a la Circular 10/2020 – PROPESP. Este proyecto objetivo mostrar en qué aspectos el PRP contribuye a la formación inicial de los residentes de la Licenciatura Integrada en Ciencias, Matemáticas y Lenguas de la UFPA. Para este texto, buscamos identificar las estrategias didácticas utilizadas por los residentes en las regencias que se dieron en la enseñanza a distancia, tomando como referencia los contenidos conceptuales y procedimentales de Zabala (1998). Metodológicamente, el estudio es de carácter descriptivo-interpretativo, con enfoque cualitativo, el cual se basa, para la constitución de datos empíricos, en los registros realizados en la bitácora y en imágenes de las clases a distancia. Con este estudio, es posible afirmar que la dirección escolar es un pilar fundamental en el proceso educativo del alumno, ya que une la teoría con la práctica, con el fin de contribuir a la formación inicial como educador. Además, los residentes utilizaron los recursos que dominaban para agilizar las clases en línea, además de contemplar en sus planificaciones y en las diapositivas utilizadas los contenidos conceptuales y procedimentales de los objetos de conocimiento trabajados.  Edições UESB2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1164110.22481/riduesb.v8i1.11641Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11641, 1-162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641/7406Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Carlos Alberto AquinoMarques, Valéria Risuenho2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11641Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
School management: strategies used by residents in the remote context
Escuela de regencia: estrategias utilizadas por los residentes en el contexto remoto
title Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
spellingShingle Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
Franco, Carlos Alberto Aquino
Formação inicial docente
Regência escolar
Estratégias didáticas
Initial Teacher Training
School Regency
Didactic Strategies
Formación inicial del profesorado
Escuela de regencia
Estrategias didácticas
title_short Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
title_full Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
title_fullStr Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
title_full_unstemmed Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
title_sort Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto
author Franco, Carlos Alberto Aquino
author_facet Franco, Carlos Alberto Aquino
Marques, Valéria Risuenho
author_role author
author2 Marques, Valéria Risuenho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Carlos Alberto Aquino
Marques, Valéria Risuenho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial docente
Regência escolar
Estratégias didáticas
Initial Teacher Training
School Regency
Didactic Strategies
Formación inicial del profesorado
Escuela de regencia
Estrategias didácticas
topic Formação inicial docente
Regência escolar
Estratégias didáticas
Initial Teacher Training
School Regency
Didactic Strategies
Formación inicial del profesorado
Escuela de regencia
Estrategias didácticas
description This article presents partial results of the research project entitled "Pedagogical Residency Program (PRP): aspects of the residents' training path". in Sciences, Mathematics and Languages at the Federal University of Pará. For this text, we seek to identify didactic strategies used by residents in the regencies that occurred in remote teaching, taking as reference the conceptual and procedural contents of Zabala (1998). descriptive-interpretive character, with a qualitative approach, which is based, as a data constitution technique, on document analysis, taking as reference the records made in the logbook during the observation of classes. a fundamental foundation in the educational process of the licensee for uniting theory with practice, in order to contribute to initial training as an educator. In addition, it was possible to identify that residents used the resources they mastered to streamline online classes, as well as contemplated, in the slides used, conceptual and procedural contents of the objects of knowledge worked on.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641
10.22481/riduesb.v8i1.11641
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11641/7406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11641, 1-16
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188179423232