Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372 |
Resumo: | Este relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos. |
id |
UESB-8_b3dfd71a738365c36e8e832c242e9e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7372 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de históriaEstágio Supervisionado de HistóriaColégio de Aplicação da UFSCFontes históricasPovos indígenasEste relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos. Edições UESB2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/737210.22481/riduesb.v6i1.7372Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 21-352525-433210.22481/riduesb.v6i1reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372/6016Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, AlinaZacchi, Lara LucenaOtto, ClariciaAraujo, Camilo Buss2021-07-30T17:26:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7372Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-07-30T17:26:53Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
title |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
spellingShingle |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história Nunes, Alina Estágio Supervisionado de História Colégio de Aplicação da UFSC Fontes históricas Povos indígenas |
title_short |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
title_full |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
title_fullStr |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
title_sort |
Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história |
author |
Nunes, Alina |
author_facet |
Nunes, Alina Zacchi, Lara Lucena Otto, Claricia Araujo, Camilo Buss |
author_role |
author |
author2 |
Zacchi, Lara Lucena Otto, Claricia Araujo, Camilo Buss |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Alina Zacchi, Lara Lucena Otto, Claricia Araujo, Camilo Buss |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado de História Colégio de Aplicação da UFSC Fontes históricas Povos indígenas |
topic |
Estágio Supervisionado de História Colégio de Aplicação da UFSC Fontes históricas Povos indígenas |
description |
Este relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372 10.22481/riduesb.v6i1.7372 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v6i1.7372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372/6016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 21-35 2525-4332 10.22481/riduesb.v6i1 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187999068160 |