Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Alina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zacchi, Lara Lucena, Otto, Claricia, Araujo, Camilo Buss
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372
Resumo: Este relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos.  
id UESB-8_b3dfd71a738365c36e8e832c242e9e69
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7372
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de históriaEstágio Supervisionado de HistóriaColégio de Aplicação da UFSCFontes históricasPovos indígenasEste relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos.  Edições UESB2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/737210.22481/riduesb.v6i1.7372Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 21-352525-433210.22481/riduesb.v6i1reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372/6016Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, AlinaZacchi, Lara LucenaOtto, ClariciaAraujo, Camilo Buss2021-07-30T17:26:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7372Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-07-30T17:26:53Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
title Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
spellingShingle Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
Nunes, Alina
Estágio Supervisionado de História
Colégio de Aplicação da UFSC
Fontes históricas
Povos indígenas
title_short Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
title_full Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
title_fullStr Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
title_full_unstemmed Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
title_sort Representações de indígenas em diferentes fontes: desafios no ensino de história
author Nunes, Alina
author_facet Nunes, Alina
Zacchi, Lara Lucena
Otto, Claricia
Araujo, Camilo Buss
author_role author
author2 Zacchi, Lara Lucena
Otto, Claricia
Araujo, Camilo Buss
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Alina
Zacchi, Lara Lucena
Otto, Claricia
Araujo, Camilo Buss
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado de História
Colégio de Aplicação da UFSC
Fontes históricas
Povos indígenas
topic Estágio Supervisionado de História
Colégio de Aplicação da UFSC
Fontes históricas
Povos indígenas
description Este relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372
10.22481/riduesb.v6i1.7372
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i1.7372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372/6016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 21-35
2525-4332
10.22481/riduesb.v6i1
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187999068160