Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ângela Aparecida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11753
Resumo: This theoretical essay in the form of an article proposes a reflection on the potential of informational media literacy combined with artivism practices, in search of training young people with a critical, autonomous and reflective sense in the exercise of freedom, peace and citizenship. Through bibliographical research on informational media literacy, artivism, culture of peace and education, it is proposed the compilation of theoretical and methodological parameters that can help the composition of pedagogical practices that allow the constitution of a citizen, participative and non-violent identity, that can be explored in projects and research involving informational media literacy and artivism, both in formal and informal education.
id UESB-8_b5ee3a9f24a4898015b7486d445125ca
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11753
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz Informational media literacy allied to artivism in search of a teaching practice based on criticality and the culture of peaceLa alfabetización mediática informacional aliada al artivismo en busca de una práctica docente basada en la criticidad y la cultura de pazalfabetização midiática informacionalartivismoeducaçãoartvismeducationinformational media literacyalfabetización mediática informacionalartivismoeducaciónThis theoretical essay in the form of an article proposes a reflection on the potential of informational media literacy combined with artivism practices, in search of training young people with a critical, autonomous and reflective sense in the exercise of freedom, peace and citizenship. Through bibliographical research on informational media literacy, artivism, culture of peace and education, it is proposed the compilation of theoretical and methodological parameters that can help the composition of pedagogical practices that allow the constitution of a citizen, participative and non-violent identity, that can be explored in projects and research involving informational media literacy and artivism, both in formal and informal education.Este ensayo teórico en forma de artículo propone una reflexión sobre las potencialidades de la alfabetización mediática informacional combinada con prácticas de artivismo, en busca de la formación de ciudadanos con sentido crítico, autónomo y reflexivo en el ejercicio de la libertad, la paz y la ciudadanía. A través de una investigación bibliográfica sobre alfabetización mediática informacional, artivismo, cultura de paz y educación, se propone la recopilación de parámetros teóricos y metodológicos que puedan ayudar a la composición de prácticas pedagógicas que permitan la constitución de una identidad ciudadana, participativa y no violenta, que pueden explorarse en proyectos e investigaciones que involucren alfabetización mediática informacional y artivismo, tanto en la educación formal como informal.Este ensaio teórico em forma de artigo propõe uma reflexão sobre o potencial da alfabetização midiática informacional aliada a práticas de artivismo, em busca da formação de cidadãos com senso crítico, autônomo e reflexivo no exercício da liberdade, paz e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática informacional, artivismo, cultura da paz e educação, propõe-se a compilação de parâmetros teóricos e metodológicos que possam auxiliar a composição de práticas pedagógicas que possibilitem a constituição de uma identidade cidadã, participativa e não violenta, que consigam ser explorados em projetos e pesquisas envolvendo alfabetização midiática informacional e artivismo, tanto na educação formal como informal.Edições UESB2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1175310.22481/riduesb.v8i1.11753Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11753, 1-152525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11753/7670Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ângela Aparecida de2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11753Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
Informational media literacy allied to artivism in search of a teaching practice based on criticality and the culture of peace
La alfabetización mediática informacional aliada al artivismo en busca de una práctica docente basada en la criticidad y la cultura de paz
title Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
spellingShingle Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
Almeida, Ângela Aparecida de
alfabetização midiática informacional
artivismo
educação
artvism
education
informational media literacy
alfabetización mediática informacional
artivismo
educación
title_short Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
title_full Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
title_fullStr Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
title_full_unstemmed Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
title_sort Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz
author Almeida, Ângela Aparecida de
author_facet Almeida, Ângela Aparecida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ângela Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização midiática informacional
artivismo
educação
artvism
education
informational media literacy
alfabetización mediática informacional
artivismo
educación
topic alfabetização midiática informacional
artivismo
educação
artvism
education
informational media literacy
alfabetización mediática informacional
artivismo
educación
description This theoretical essay in the form of an article proposes a reflection on the potential of informational media literacy combined with artivism practices, in search of training young people with a critical, autonomous and reflective sense in the exercise of freedom, peace and citizenship. Through bibliographical research on informational media literacy, artivism, culture of peace and education, it is proposed the compilation of theoretical and methodological parameters that can help the composition of pedagogical practices that allow the constitution of a citizen, participative and non-violent identity, that can be explored in projects and research involving informational media literacy and artivism, both in formal and informal education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11753
10.22481/riduesb.v8i1.11753
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11753
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11753/7670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11753, 1-15
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188320980992