A implementação da alfabetização midiática e informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254999 |
Resumo: | O presente estudo aborda a relação entre a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e sua implementação por meio da atuação dos bibliotecários no âmbito das bibliotecas escolares. No contexto atual, no qual os indivíduos necessitam compreender o universo informacional e desenvolver a capacidade de identificar e reconhecer suas necessidades informacionais para a seleção e uso das diversas fontes de informação e para a qualidade na realização da pesquisa e nos resultados alcançados, a biblioteca escolar torna-se protagonista para que ocorram os processos de aprendizagem e de construção de conhecimento. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se existem estudos em âmbito nacional que relacionem a AMI e a atuação do bibliotecário que trabalha nas bibliotecas escolares. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico das publicações nacionais que abordam esta temática, em bases de dados abertas, até o final de novembro de 2021. Foi realizada a análise de sete publicações recuperadas nesta busca. A partir do resultado da análise dos dados coletados, foi possível perceber que apesar da necessidade de urgência na sua implantação, o tema AMI ainda é pouco explorado pelos pesquisadores brasileiros e a sua relação com bibliotecários e bibliotecas escolares é ainda menor. Além disso, os estudos ressaltaram que ainda há muito para ser feito em relação ao desenvolvimento de competências informacionais, mas evidenciaram a necessidade da presença e da atuação do bibliotecário, ressaltando o quão imprescindível é o protagonismo deste profissional no contexto educacional e informacional na escola, nos diferentes tipos de bibliotecas e na sociedade. |
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Soares, Laura Valladares de OliveiraLuce, Bruno FortesEstabel, Lizandra Brasil2023-02-25T03:25:15Z20220100-1965http://hdl.handle.net/10183/254999001161681O presente estudo aborda a relação entre a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e sua implementação por meio da atuação dos bibliotecários no âmbito das bibliotecas escolares. No contexto atual, no qual os indivíduos necessitam compreender o universo informacional e desenvolver a capacidade de identificar e reconhecer suas necessidades informacionais para a seleção e uso das diversas fontes de informação e para a qualidade na realização da pesquisa e nos resultados alcançados, a biblioteca escolar torna-se protagonista para que ocorram os processos de aprendizagem e de construção de conhecimento. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se existem estudos em âmbito nacional que relacionem a AMI e a atuação do bibliotecário que trabalha nas bibliotecas escolares. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico das publicações nacionais que abordam esta temática, em bases de dados abertas, até o final de novembro de 2021. Foi realizada a análise de sete publicações recuperadas nesta busca. A partir do resultado da análise dos dados coletados, foi possível perceber que apesar da necessidade de urgência na sua implantação, o tema AMI ainda é pouco explorado pelos pesquisadores brasileiros e a sua relação com bibliotecários e bibliotecas escolares é ainda menor. Além disso, os estudos ressaltaram que ainda há muito para ser feito em relação ao desenvolvimento de competências informacionais, mas evidenciaram a necessidade da presença e da atuação do bibliotecário, ressaltando o quão imprescindível é o protagonismo deste profissional no contexto educacional e informacional na escola, nos diferentes tipos de bibliotecas e na sociedade.This study addresses the relationship between Media and Information Literacy (MIL) and its implementation through the work of librarians within school libraries. In the current context, in which individuals need to understand the informational universe and develop the ability to identify and recognize their informational needs for the selection and use of different sources of information and for the quality of research and the results achieved, the school library becomes the protagonist for the processes of learning and construction of knowledge to take place. In view of this, this research aims to verify if there are studies at the national level that relate the MIL and the performance of the librarian who works in school libraries. To this end, a bibliographic survey of national publications that address this topic was carried out, in open databases, until the end of November 2021. The analysis of seven publications retrieved in this search was carried out. From the results of the analysis of the collected data, it was possible to perceive that despite the urgent need for its implementation, the MIL theme is still little explored by Brazilian researchers and its relationship with librarians and school libraries is even smaller. In addition, the studies highlighted that there is still a lot to be done in relation to the development of informational skills, but they highlighted the need for the presence and performance of the librarian, highlighting how essential the role of this professional is in the educational and informational context at school, in different types of libraries and in society.Este estudio aborda la relación entre la Alfabetización Mediática e Informacional (AMI) y su implementación a través del trabajo de los bibliotecarios dentro de las bibliotecas escolares. En el contexto actual, en el que los individuos necesitan comprender el universo informacional y desarrollar la capacidad de identificar y reconocer sus necesidades informacionales para la selección y uso de las diferentes fuentes de información y para la calidad de la investigación y los resultados alcanzados, la biblioteca escolar se convierte en protagonista para que se lleven a cabo los procesos de aprendizaje y construcción del conocimiento. Frente a eso, esta investigación tiene como objetivo verificar si existen estudios a nivel nacional que relacionen la AMI y la actuación del bibliotecario que actúa en las bibliotecas escolares. Para ello, se realizó un levantamiento bibliográfico de publicaciones nacionales que abordan este tema, en bases de datos abiertas, hasta finales de noviembre de 2021. Se realizó el análisis de siete publicaciones recuperadas en esta búsqueda. A partir de los resultados del análisis de los datos recolectados, fue posible percibir que, a pesar de la urgente necesidad de su implementación, el tema MIL aún es poco explorado por los investigadores brasileños y su relación con los bibliotecarios y las bibliotecas escolares es aún menor. Además, los estudios destacaron que aún queda mucho por hacer en relación con el desarrollo de habilidades informacionales, pero destacaron la necesidad de la presencia y actuación del bibliotecario, destacando cuán fundamental es el papel de este profesional en la educación. e informativo en la escuela, en los diferentes tipos de bibliotecas y en la sociedad.application/pdfporCiência da informação. Brasília, DF. Vol. 51, n. 3 (set./dez. 2022), p. 159-172Competência informacionalAlfabetização informacionalMedia and information literacySchool librarianLibraryInformational competenceAlfabetización mediática e informacionalBiblioteca de la escuelaA implementação da alfabetização midiática e informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolaresThe implementation of media and information literacy by the librarian in the scope of school libraries La implementación de la alfabetización mediática e informacional por parte del bibliotecario en el ámbito de las bibliotecas escolares info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161681.pdf.txt001161681.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254999/2/001161681.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001161681.pdfTexto completoapplication/pdf4721799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254999/1/001161681.pdf9c7981c67914ae5c7fb87910d1f6fd15MD5110183/2549992023-02-26 03:19:25.105688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:19:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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