Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Álex de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959
Resumo: Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.
id UESB-8_c44cc384d53268ba2d6e1a0e3bf834be
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11959
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagemExperimentation in Physics teaching: approach in the teaching and learning processAprendizagemExperimentoEnsino de FísicaLearningExperimentPhysics TeachingDelinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.Outlining ways to endorse quality in education necessarily requires thinking about effective means of providing greater diversity in the pedagogical strategies that involve the teaching and learning process. In this direction, taking into account the plurality of strategies that contribute to the quality of teaching in the educational field and having the PIBID program as a backdrop, this article aims to analyze the teaching and learning process of electrostatics in Physics teaching, through through a low-cost experiment carried out at PIBID. This research is methodologically characterized as qualitative, using questionnaires for data collection. For data analysis, the theoretical framework that underlies this research and the interpretations of students' responses were used. As one of the main conclusions, the research reveals that the experiment contributes to bringing the teaching of Physics closer to the characteristics of scientific work, in addition to promoting the acquisition of knowledge and the transformation of practices of teachers and future teachers.Edições UESB2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1195910.22481/riduesb.v8i1.11959Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11959, 1-162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959/7797Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Álex de Carvalho2023-05-15T19:47:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11959Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-05-15T19:47:50Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
Experimentation in Physics teaching: approach in the teaching and learning process
title Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
Ferreira, Álex de Carvalho
Aprendizagem
Experimento
Ensino de Física
Learning
Experiment
Physics Teaching
title_short Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
title_full Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
author Ferreira, Álex de Carvalho
author_facet Ferreira, Álex de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Álex de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Experimento
Ensino de Física
Learning
Experiment
Physics Teaching
topic Aprendizagem
Experimento
Ensino de Física
Learning
Experiment
Physics Teaching
description Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959
10.22481/riduesb.v8i1.11959
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959/7797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11959, 1-16
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188338806784