Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959 |
Resumo: | Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores. |
id |
UESB-8_c44cc384d53268ba2d6e1a0e3bf834be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11959 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagemExperimentation in Physics teaching: approach in the teaching and learning processAprendizagemExperimentoEnsino de FísicaLearningExperimentPhysics TeachingDelinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores.Outlining ways to endorse quality in education necessarily requires thinking about effective means of providing greater diversity in the pedagogical strategies that involve the teaching and learning process. In this direction, taking into account the plurality of strategies that contribute to the quality of teaching in the educational field and having the PIBID program as a backdrop, this article aims to analyze the teaching and learning process of electrostatics in Physics teaching, through through a low-cost experiment carried out at PIBID. This research is methodologically characterized as qualitative, using questionnaires for data collection. For data analysis, the theoretical framework that underlies this research and the interpretations of students' responses were used. As one of the main conclusions, the research reveals that the experiment contributes to bringing the teaching of Physics closer to the characteristics of scientific work, in addition to promoting the acquisition of knowledge and the transformation of practices of teachers and future teachers.Edições UESB2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1195910.22481/riduesb.v8i1.11959Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11959, 1-162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959/7797Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Álex de Carvalho2023-05-15T19:47:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11959Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-05-15T19:47:50Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem Experimentation in Physics teaching: approach in the teaching and learning process |
title |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem Ferreira, Álex de Carvalho Aprendizagem Experimento Ensino de Física Learning Experiment Physics Teaching |
title_short |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Ferreira, Álex de Carvalho |
author_facet |
Ferreira, Álex de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Álex de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Experimento Ensino de Física Learning Experiment Physics Teaching |
topic |
Aprendizagem Experimento Ensino de Física Learning Experiment Physics Teaching |
description |
Delinear caminhos para endossar a qualidade na educação exige necessariamente pensar em meios eficazes de proporcionar maior diversidade nas estratégias pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Nessa direção, levando em consideração a pluralidade de estratégias que contribuem para a qualidade do ensino no âmbito educacional e tendo como pano de fundo o programa PIBID, este artigo tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem da eletrostática no ensino de Física, por meio de um experimento de baixo custo realizado no PIBID. Esta pesquisa se caracteriza metodologicamente como qualitativa, utilizando questionários para coleta de dados. Para a análise dos dados, foram utilizados o referencial teórico que fundamenta esta pesquisa e as interpretações das respostas dos estudantes. Como uma das principais conclusões, a pesquisa revela que o experimento contribui para aproximar o ensino de Física das características do trabalho científico, além de promover a aquisição de conhecimento e a transformação das práticas dos professores e futuros professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959 10.22481/riduesb.v8i1.11959 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.11959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11959/7797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11959, 1-16 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188338806784 |