“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alexandre do Valle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Cleide Bruno dos, Santos, Ednaide Barbosa dos, Costa, Rozane da Conceição Silva, Vieira, Lorena Brito Góes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019
Resumo: This article discusses the teaching experience of a public Basic Education teacher in the state of Bahia. The interest in the theme is justified by the need and urgency to understand how teaching occurred in Brazil during the pandemic in the most remote places. The reports presented in this study bring the experiences of teaching-learning in an unequal socioeconomic, geo-climatic, educational, and digital environment. It aims to understand, from the teaching experience report, the reality of the teaching-learning process during the pandemic in a state public school in Chapada Diamantina, in the interior of Bahia. This is an Experience Report according to Mussi, Flores and Almeida (2021). In view of the facts exposed, teaching, in rural areas, went through serious problems. Thus, it is thought that, based on these reflections, the recognition of small advances, in face of the great difficulties faced, can be a good reason to promote a more inclusive and digital continuing education for the professionals involved.
id UESB-8_d46d74eb9762237fb5d620d82469bcb2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11019
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: reports of a teaching experience in times of the covid-19 pandemic in rural BahiaExclusão digitalEducação na pandemiaZona RuralDigital divideEducation in the pandemicCountrysideThis article discusses the teaching experience of a public Basic Education teacher in the state of Bahia. The interest in the theme is justified by the need and urgency to understand how teaching occurred in Brazil during the pandemic in the most remote places. The reports presented in this study bring the experiences of teaching-learning in an unequal socioeconomic, geo-climatic, educational, and digital environment. It aims to understand, from the teaching experience report, the reality of the teaching-learning process during the pandemic in a state public school in Chapada Diamantina, in the interior of Bahia. This is an Experience Report according to Mussi, Flores and Almeida (2021). In view of the facts exposed, teaching, in rural areas, went through serious problems. Thus, it is thought that, based on these reflections, the recognition of small advances, in face of the great difficulties faced, can be a good reason to promote a more inclusive and digital continuing education for the professionals involved.O presente artigo discute a experiência docente de uma professora da Educação Básica da rede pública do Estado da Bahia. O interesse pela temática se justifica pela necessidade e urgência de compreender como ocorreu o ensino no Brasil durante a pandemia nos lugares mais remotos. Os relatos postos neste estudo trazem as vivências do ensinar-aprender em um meio socioeconômico, geoclimático, educacional e digital desigual. Tem como objetivo compreender, a partir do Relato de Experiência docente, a realidade do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia em uma escola da rede pública estadual da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Trata-se de um Relato de Experiência segundo Mussi, Flores e Almeida (2021). Diante dos fatos expostos, o ensino, em Zona Rural, passou por sérios problemas. Assim, pensa-se que, a partir destas reflexões, o reconhecimento de pequenos avanços, diante das grandes dificuldades enfrentadas, pode ser um bom motivo para a promoção de uma formação continuada mais inclusiva e digital dos profissionais envolvidos.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1101910.22481/riduesb.v7i2.11019Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 56-742525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019/7196Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Alexandre do ValleSantos, Cleide Bruno dosSantos, Ednaide Barbosa dosCosta, Rozane da Conceição SilvaVieira, Lorena Brito Góes2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11019Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: reports of a teaching experience in times of the covid-19 pandemic in rural Bahia
title “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
spellingShingle “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
Souza, Alexandre do Valle
Exclusão digital
Educação na pandemia
Zona Rural
Digital divide
Education in the pandemic
Countryside
title_short “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
title_full “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
title_fullStr “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
title_full_unstemmed “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
title_sort “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia
author Souza, Alexandre do Valle
author_facet Souza, Alexandre do Valle
Santos, Cleide Bruno dos
Santos, Ednaide Barbosa dos
Costa, Rozane da Conceição Silva
Vieira, Lorena Brito Góes
author_role author
author2 Santos, Cleide Bruno dos
Santos, Ednaide Barbosa dos
Costa, Rozane da Conceição Silva
Vieira, Lorena Brito Góes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alexandre do Valle
Santos, Cleide Bruno dos
Santos, Ednaide Barbosa dos
Costa, Rozane da Conceição Silva
Vieira, Lorena Brito Góes
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão digital
Educação na pandemia
Zona Rural
Digital divide
Education in the pandemic
Countryside
topic Exclusão digital
Educação na pandemia
Zona Rural
Digital divide
Education in the pandemic
Countryside
description This article discusses the teaching experience of a public Basic Education teacher in the state of Bahia. The interest in the theme is justified by the need and urgency to understand how teaching occurred in Brazil during the pandemic in the most remote places. The reports presented in this study bring the experiences of teaching-learning in an unequal socioeconomic, geo-climatic, educational, and digital environment. It aims to understand, from the teaching experience report, the reality of the teaching-learning process during the pandemic in a state public school in Chapada Diamantina, in the interior of Bahia. This is an Experience Report according to Mussi, Flores and Almeida (2021). In view of the facts exposed, teaching, in rural areas, went through serious problems. Thus, it is thought that, based on these reflections, the recognition of small advances, in face of the great difficulties faced, can be a good reason to promote a more inclusive and digital continuing education for the professionals involved.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019
10.22481/riduesb.v7i2.11019
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.11019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11019/7196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 56-74
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188153208832