A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação. |
id |
UFCG_4e6510c60e3e91ea903d9c74520445d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22739 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period.Exclusão digitalExclusão educacionalPandemia e exclusão digitalPeríodo pandêmico - exclusão educacionalEnsino remotoEducação e pandemiaConectividade e pandemiaAulas online - pandemiaLetramento digitalTecnologia e educaçãoTecnologias digitais e pandemiaTecnologias da informaçãoDigital deletionEducational exclusionPandemic and digital dividePandemic period - educational exclusionRemote teachingEducation and pandemicConnectivity and pandemicConnectivity and pandemicdigital literacyTechnology and educationDigital technologies and pandemicInformation technologiesGeografiaO presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação.The present work aims to analyze the inequalities in the access to digital technologies by Brazilian population, and the consequences to study accessibility, considering the remote schooling transition , promoted by the Pandemic containment measures. Meanwhile, this research utilized a qualitative methodology, based on a bibliographic analysis, and regarding authors that study the theme of digital exclusion in education. In that perspective, was verified that poor population are not actively integrated in the informational process, having absense of access to digital equipment and connectivity, also not having the basic knowledge of how to use such tools. Furthermore, students and teachers are not universally familiarized with the technologies, as it was expected to guarantee the effectiveness of remote classes, contributing to an intensification of school abandonment process, demonstrating the need for active public policies, strategies, financial support and qualification for the use of informational technologies in order to contribute for a social development with less inequalities between social classes, to guarantee the social right for education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067DINIZ, Lincoln da Silva.SOUZA, Crisólogo Vieira de.ARAUJO, Juberlânia Costa.2021-052021-12-22T20:29:43Z2021-12-222021-12-22T20:29:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-22T20:30:15Zoai:localhost:riufcg/22739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-22T20:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period. |
title |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
spellingShingle |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. ARAUJO, Juberlânia Costa. Exclusão digital Exclusão educacional Pandemia e exclusão digital Período pandêmico - exclusão educacional Ensino remoto Educação e pandemia Conectividade e pandemia Aulas online - pandemia Letramento digital Tecnologia e educação Tecnologias digitais e pandemia Tecnologias da informação Digital deletion Educational exclusion Pandemic and digital divide Pandemic period - educational exclusion Remote teaching Education and pandemic Connectivity and pandemic Connectivity and pandemic digital literacy Technology and education Digital technologies and pandemic Information technologies Geografia |
title_short |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
title_full |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
title_fullStr |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
title_full_unstemmed |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
title_sort |
A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. |
author |
ARAUJO, Juberlânia Costa. |
author_facet |
ARAUJO, Juberlânia Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 DINIZ, Lincoln da Silva. SOUZA, Crisólogo Vieira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAUJO, Juberlânia Costa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão digital Exclusão educacional Pandemia e exclusão digital Período pandêmico - exclusão educacional Ensino remoto Educação e pandemia Conectividade e pandemia Aulas online - pandemia Letramento digital Tecnologia e educação Tecnologias digitais e pandemia Tecnologias da informação Digital deletion Educational exclusion Pandemic and digital divide Pandemic period - educational exclusion Remote teaching Education and pandemic Connectivity and pandemic Connectivity and pandemic digital literacy Technology and education Digital technologies and pandemic Information technologies Geografia |
topic |
Exclusão digital Exclusão educacional Pandemia e exclusão digital Período pandêmico - exclusão educacional Ensino remoto Educação e pandemia Conectividade e pandemia Aulas online - pandemia Letramento digital Tecnologia e educação Tecnologias digitais e pandemia Tecnologias da informação Digital deletion Educational exclusion Pandemic and digital divide Pandemic period - educational exclusion Remote teaching Education and pandemic Connectivity and pandemic Connectivity and pandemic digital literacy Technology and education Digital technologies and pandemic Information technologies Geografia |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05 2021-12-22T20:29:43Z 2021-12-22 2021-12-22T20:29:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744520390115328 |