A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Juberlânia Costa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação.
id UFCG_4e6510c60e3e91ea903d9c74520445d2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22739
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period.Exclusão digitalExclusão educacionalPandemia e exclusão digitalPeríodo pandêmico - exclusão educacionalEnsino remotoEducação e pandemiaConectividade e pandemiaAulas online - pandemiaLetramento digitalTecnologia e educaçãoTecnologias digitais e pandemiaTecnologias da informaçãoDigital deletionEducational exclusionPandemic and digital dividePandemic period - educational exclusionRemote teachingEducation and pandemicConnectivity and pandemicConnectivity and pandemicdigital literacyTechnology and educationDigital technologies and pandemicInformation technologiesGeografiaO presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação.The present work aims to analyze the inequalities in the access to digital technologies by Brazilian population, and the consequences to study accessibility, considering the remote schooling transition , promoted by the Pandemic containment measures. Meanwhile, this research utilized a qualitative methodology, based on a bibliographic analysis, and regarding authors that study the theme of digital exclusion in education. In that perspective, was verified that poor population are not actively integrated in the informational process, having absense of access to digital equipment and connectivity, also not having the basic knowledge of how to use such tools. Furthermore, students and teachers are not universally familiarized with the technologies, as it was expected to guarantee the effectiveness of remote classes, contributing to an intensification of school abandonment process, demonstrating the need for active public policies, strategies, financial support and qualification for the use of informational technologies in order to contribute for a social development with less inequalities between social classes, to guarantee the social right for education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067DINIZ, Lincoln da Silva.SOUZA, Crisólogo Vieira de.ARAUJO, Juberlânia Costa.2021-052021-12-22T20:29:43Z2021-12-222021-12-22T20:29:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-22T20:30:15Zoai:localhost:riufcg/22739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-22T20:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
The Brazilian digital and educational exclusion in the pandemic period.
title A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
spellingShingle A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
ARAUJO, Juberlânia Costa.
Exclusão digital
Exclusão educacional
Pandemia e exclusão digital
Período pandêmico - exclusão educacional
Ensino remoto
Educação e pandemia
Conectividade e pandemia
Aulas online - pandemia
Letramento digital
Tecnologia e educação
Tecnologias digitais e pandemia
Tecnologias da informação
Digital deletion
Educational exclusion
Pandemic and digital divide
Pandemic period - educational exclusion
Remote teaching
Education and pandemic
Connectivity and pandemic
Connectivity and pandemic
digital literacy
Technology and education
Digital technologies and pandemic
Information technologies
Geografia
title_short A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
title_full A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
title_fullStr A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
title_full_unstemmed A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
title_sort A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico.
author ARAUJO, Juberlânia Costa.
author_facet ARAUJO, Juberlânia Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
DINIZ, Lincoln da Silva.
SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, Juberlânia Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão digital
Exclusão educacional
Pandemia e exclusão digital
Período pandêmico - exclusão educacional
Ensino remoto
Educação e pandemia
Conectividade e pandemia
Aulas online - pandemia
Letramento digital
Tecnologia e educação
Tecnologias digitais e pandemia
Tecnologias da informação
Digital deletion
Educational exclusion
Pandemic and digital divide
Pandemic period - educational exclusion
Remote teaching
Education and pandemic
Connectivity and pandemic
Connectivity and pandemic
digital literacy
Technology and education
Digital technologies and pandemic
Information technologies
Geografia
topic Exclusão digital
Exclusão educacional
Pandemia e exclusão digital
Período pandêmico - exclusão educacional
Ensino remoto
Educação e pandemia
Conectividade e pandemia
Aulas online - pandemia
Letramento digital
Tecnologia e educação
Tecnologias digitais e pandemia
Tecnologias da informação
Digital deletion
Educational exclusion
Pandemic and digital divide
Pandemic period - educational exclusion
Remote teaching
Education and pandemic
Connectivity and pandemic
Connectivity and pandemic
digital literacy
Technology and education
Digital technologies and pandemic
Information technologies
Geografia
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o acesso desigual tecnológico da população brasileira e as consequências desse processo no acesso às aulas, a partir do ensino remoto no período pandêmico. Assim, a pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa e quantitativa, baseada em análise bibliográfica, usando autores que vêm trabalhando a temática da exclusão digital educacional e dados quantitativos. Nesta perspectiva, verificamos que as camadas populares da população não estão inseridas de forma ativa no processo informacional, havendo ausência de acesso a equipamentos digitais e conectividade, além de conhecimentos básicos para tal uso. Além disso, docentes e estudantes não estão universalmente familiarizados com a tecnologia como se era esperado para a garantia das aulas online, e isso também contribuiu para a intensificação do abandono escolar, demonstrando a necessidade de políticas públicas ativas, planejamento, recursos financeiros e qualificação para o uso das tecnologias digitais informacionais de maneira que possa contribuir para um desenvolvimento social menos desigual entre as classes, além da garantia do direito à educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05
2021-12-22T20:29:43Z
2021-12-22
2021-12-22T20:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
identifier_str_mv ARAUJO, Juberlânia Costa. A exclusão digital e educacional brasileira no período pandêmico. 2021. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520390115328