Argumentação e jornalismo: definição lógica e definição oratória e a construção do ethos em editoriais e notícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marcos Vieira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1299
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de análise argumentativa do discurso midiático. A situação social estudada é a atividade jornalística em período eleitoral, tendo como contexto específico a cidade de Mariana/MG, durante o pleito de 2012, e, como atores, dois jornais de grande circulação na cidade. A teoria da argumentação proposta por Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005) é o ponto de partida teórico deste estudo, que pretende compreender o funcionamento da definição em dois gêneros jornalísticos: o editorial e a notícia. Em cada um desses gêneros, a definição assume uma forma e um sentido (um objetivo) diferentes: no primeiro, ela é uma técnica (topos) argumentativa quase-lógica e, no segundo, uma figura argumentativa (tropos). Todavia, ambas servem como mecanismos de manutenção do ethos de objetividade e verdade do jornalismo, fonte de sua força persuasiva.  
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