Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmelino, Ana Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kogawa, Lídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589
Resumo: Com base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio.
id UESC-1_25f33d954b6bee9d5b9259be4508c61f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humoradaCom base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/258910.17648/eidea-20-2589Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-272237-698410.17648/eidea-20.1reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589/1930Carmelino, Ana CristinaKogawa, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T01:42:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-05-18T01:42:50EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
title Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
spellingShingle Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
Carmelino, Ana Cristina
title_short Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
title_full Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
title_fullStr Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
title_full_unstemmed Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
title_sort Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
author Carmelino, Ana Cristina
author_facet Carmelino, Ana Cristina
Kogawa, Lídia
author_role author
author2 Kogawa, Lídia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmelino, Ana Cristina
Kogawa, Lídia
description Com base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589
10.17648/eidea-20-2589
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589
identifier_str_mv 10.17648/eidea-20-2589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589/1930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27
2237-6984
10.17648/eidea-20.1
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432660529152