Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589 |
Resumo: | Com base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio. |
id |
UESC-1_25f33d954b6bee9d5b9259be4508c61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humoradaCom base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/258910.17648/eidea-20-2589Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-272237-698410.17648/eidea-20.1reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589/1930Carmelino, Ana CristinaKogawa, Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T01:42:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2589Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-05-18T01:42:50EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
title |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
spellingShingle |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada Carmelino, Ana Cristina |
title_short |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
title_full |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
title_fullStr |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
title_full_unstemmed |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
title_sort |
Stickers do Whatsapp: (nova) forma persuasiva de interação bem-humorada |
author |
Carmelino, Ana Cristina |
author_facet |
Carmelino, Ana Cristina Kogawa, Lídia |
author_role |
author |
author2 |
Kogawa, Lídia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmelino, Ana Cristina Kogawa, Lídia |
description |
Com base especialmente nos pressupostos teóricos da Retórica e da Nova Retórica, pretendemos, neste artigo, refletir a respeito de como certas “figuras” usadas na interação via WhatsApp, que ficaram conhecidas comumente como stickers, podem ser consideradas como um recurso de persuasão. De modo específico, queremos mostrar que os stickers funcionam como expediente de adesão ou não ao que foi exposto/postado, buscando louvar ou criticar algo e, portanto, têm caráter epidítico. A justificativa do estudo deve-se ao fato de tais formas multimodais terem assumido um papel relevante nas conversas digitais contemporaneamente, substituindo, muitas vezes, os textos verbais escritos ou falados, ou seja, as mensagens digitadas ou gravadas em áudio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589 10.17648/eidea-20-2589 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-20-2589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2589/1930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v.1, jan/abr.2020; 6-27 2237-6984 10.17648/eidea-20.1 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432660529152 |