Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407 |
Resumo: | Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica. |
id |
UESC-1_5705c1158a3602c1eb77700f90067f58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2407 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneoCom a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/240710.17648/eidea-19-v2-2407Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 54-70Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 54-702237-698410.17648/eidea-19-v2reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407/1861Aurélio de Brito, GiovanniFerreira dos Santos Junior, ValmirFigueiredo, Maria Fláviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T13:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2407Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T13:58:28EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
title |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
spellingShingle |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo Aurélio de Brito, Giovanni |
title_short |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
title_full |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
title_fullStr |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
title_sort |
Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo |
author |
Aurélio de Brito, Giovanni |
author_facet |
Aurélio de Brito, Giovanni Ferreira dos Santos Junior, Valmir Figueiredo, Maria Flávia |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira dos Santos Junior, Valmir Figueiredo, Maria Flávia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aurélio de Brito, Giovanni Ferreira dos Santos Junior, Valmir Figueiredo, Maria Flávia |
description |
Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407 10.17648/eidea-19-v2-2407 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-19-v2-2407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407/1861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 54-70 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 54-70 2237-6984 10.17648/eidea-19-v2 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432637460480 |