Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurélio de Brito, Giovanni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira dos Santos Junior, Valmir, Figueiredo, Maria Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2407
Resumo: Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica.
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