Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial. Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. |
id |
UESC-1_594644451d2f9832f0547e0ac35bf186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2872 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorialEste artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial. Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/287210.47369/eidea-20-3-2872Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.20202237-698410.47369/eidea-20-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872/2009da Silva Adelino, Francisca JaneteSilva de Oliveira Nelo, JaynneGonçalves de Deus, Kátia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T18:38:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2872Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-12-23T18:38:55EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
title |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
spellingShingle |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial da Silva Adelino, Francisca Janete |
title_short |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
title_full |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
title_fullStr |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
title_full_unstemmed |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
title_sort |
Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial |
author |
da Silva Adelino, Francisca Janete |
author_facet |
da Silva Adelino, Francisca Janete Silva de Oliveira Nelo, Jaynne Gonçalves de Deus, Kátia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Silva de Oliveira Nelo, Jaynne Gonçalves de Deus, Kátia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Adelino, Francisca Janete Silva de Oliveira Nelo, Jaynne Gonçalves de Deus, Kátia Regina |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial. Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872 10.47369/eidea-20-3-2872 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872 |
identifier_str_mv |
10.47369/eidea-20-3-2872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872/2009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020 2237-6984 10.47369/eidea-20-3 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432693035008 |