Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turci, Valéria Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Romano Pacífico, Soraya Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319
Resumo: Considerando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste  trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual.  Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar.     Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.
id UESC-1_eb37a237f2749332fea4fa5cde02fdfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2319
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtualConsiderando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste  trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual.  Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar.     Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/231910.17648/eidea-19-2319Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-1392237-698410.17648/eidea-19reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319/1765Turci, Valéria FernandesRomano Pacífico, Soraya Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2319Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:09:36EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
title Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
spellingShingle Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
Turci, Valéria Fernandes
title_short Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
title_full Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
title_fullStr Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
title_full_unstemmed Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
title_sort Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
author Turci, Valéria Fernandes
author_facet Turci, Valéria Fernandes
Romano Pacífico, Soraya Maria
author_role author
author2 Romano Pacífico, Soraya Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turci, Valéria Fernandes
Romano Pacífico, Soraya Maria
description Considerando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste  trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual.  Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar.     Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319
10.17648/eidea-19-2319
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319
identifier_str_mv 10.17648/eidea-19-2319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319/1765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139
2237-6984
10.17648/eidea-19
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432624877568