Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319 |
Resumo: | Considerando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar. Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação. |
id |
UESC-1_eb37a237f2749332fea4fa5cde02fdfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2319 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtualConsiderando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar. Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/231910.17648/eidea-19-2319Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-1392237-698410.17648/eidea-19reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319/1765Turci, Valéria FernandesRomano Pacífico, Soraya Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:09:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2319Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:09:36EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
title |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
spellingShingle |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual Turci, Valéria Fernandes |
title_short |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
title_full |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
title_fullStr |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
title_full_unstemmed |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
title_sort |
Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual |
author |
Turci, Valéria Fernandes |
author_facet |
Turci, Valéria Fernandes Romano Pacífico, Soraya Maria |
author_role |
author |
author2 |
Romano Pacífico, Soraya Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turci, Valéria Fernandes Romano Pacífico, Soraya Maria |
description |
Considerando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar. Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319 10.17648/eidea-19-2319 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-19-2319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2319/1765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, v. 19, n. 1, mai/ago. 2019; 121-139 2237-6984 10.17648/eidea-19 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432624877568 |