O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valduga, Vander
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288
Resumo: O Vale dos Vinhedos, localizado na chamada Serra Gaúcha, foi colonizado por imigrantes italianos a partir de 1875, que tornaram a vitivinicultura a principal atividade desenvolvida no território. Mais tarde, a partir dos anos 1970, o turismo foi desenvolvido a partir de iniciativas locais ligadas aos aspectos territoriais e, sobretudo, ao vinho. Este estudo teve como propósito investigar se o enoturismo e a criação de uma marca regional contribuíram para o fortalecimento endógeno do Vale dos Vinhedos. Os participantes do estudo foram os empresários e as entidades atuantes na promoção turística local e, para a análise, foram estudados os aspectos socioeconômicos e culturais da vitivinicultura, o processo de certificação territorial, o enoturismo e a sua organização. Embora tenha sido identificada uma redução da participação da população do Vale no enoturismo local, os resultados apontaram que o processo de desenvolvimento do enoturismo se deu de forma semelhante a outras regiões que criaram suas marcas regionais. Segundo o discurso dos agentes, a certificação conquistada em 2002 não impactou de forma direta no enoturismo, pois já havia um reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor anteriormente. Identificou-se também que o faturamento decorrente do enoturismo motivou os novos investimentos feitos no Vale, especialmente nos últimos 05 anos, além da criação da marca regional e de uma perspectiva de futuro.
id UESC-2_4b66817a6bd68855e6b363e65baf1859
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/288
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)O Vale dos Vinhedos, localizado na chamada Serra Gaúcha, foi colonizado por imigrantes italianos a partir de 1875, que tornaram a vitivinicultura a principal atividade desenvolvida no território. Mais tarde, a partir dos anos 1970, o turismo foi desenvolvido a partir de iniciativas locais ligadas aos aspectos territoriais e, sobretudo, ao vinho. Este estudo teve como propósito investigar se o enoturismo e a criação de uma marca regional contribuíram para o fortalecimento endógeno do Vale dos Vinhedos. Os participantes do estudo foram os empresários e as entidades atuantes na promoção turística local e, para a análise, foram estudados os aspectos socioeconômicos e culturais da vitivinicultura, o processo de certificação territorial, o enoturismo e a sua organização. Embora tenha sido identificada uma redução da participação da população do Vale no enoturismo local, os resultados apontaram que o processo de desenvolvimento do enoturismo se deu de forma semelhante a outras regiões que criaram suas marcas regionais. Segundo o discurso dos agentes, a certificação conquistada em 2002 não impactou de forma direta no enoturismo, pois já havia um reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor anteriormente. Identificou-se também que o faturamento decorrente do enoturismo motivou os novos investimentos feitos no Vale, especialmente nos últimos 05 anos, além da criação da marca regional e de uma perspectiva de futuro.Editus2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 6 n. 2 (2012); 127 - 1431982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288/297Valduga, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T17:46:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/288Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T17:46:46Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
title O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
Valduga, Vander
title_short O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
title_full O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
title_sort O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO NO VALE DOS VINHEDOS (RS/BRASIL)
author Valduga, Vander
author_facet Valduga, Vander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valduga, Vander
description O Vale dos Vinhedos, localizado na chamada Serra Gaúcha, foi colonizado por imigrantes italianos a partir de 1875, que tornaram a vitivinicultura a principal atividade desenvolvida no território. Mais tarde, a partir dos anos 1970, o turismo foi desenvolvido a partir de iniciativas locais ligadas aos aspectos territoriais e, sobretudo, ao vinho. Este estudo teve como propósito investigar se o enoturismo e a criação de uma marca regional contribuíram para o fortalecimento endógeno do Vale dos Vinhedos. Os participantes do estudo foram os empresários e as entidades atuantes na promoção turística local e, para a análise, foram estudados os aspectos socioeconômicos e culturais da vitivinicultura, o processo de certificação territorial, o enoturismo e a sua organização. Embora tenha sido identificada uma redução da participação da população do Vale no enoturismo local, os resultados apontaram que o processo de desenvolvimento do enoturismo se deu de forma semelhante a outras regiões que criaram suas marcas regionais. Segundo o discurso dos agentes, a certificação conquistada em 2002 não impactou de forma direta no enoturismo, pois já havia um reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor anteriormente. Identificou-se também que o faturamento decorrente do enoturismo motivou os novos investimentos feitos no Vale, especialmente nos últimos 05 anos, além da criação da marca regional e de uma perspectiva de futuro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/288/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 6 n. 2 (2012); 127 - 143
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078650773504