ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Chaves, Gabriel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis Monteiro, Plínio Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347
Resumo: A cultura passa a ser cada vez mais como uma experiência passível de análise sob a ótica do consumo e gerida em uma perspectiva mercadológica, onde a fruição dos bens culturais transcorre nitidamente por dimensões mais simbólicas e menos materiais. Se por um lado aspectos cognitivos do consumo podem ser analisados sob a ótica de modelos como a Teoria do Comportamento Planejado, aspectos simbólicos presentes no consumo cultural talvez não sejam plenamente contemplados segundo esta abordagem. Na literatura de comportamento do consumidor, pode-se estudar aspectos simbólicos do consumo a partir de prismas distintos, mas a análise sob uma perspectiva da imagem percebida revela-se como uma alternativa proeminente. A partir disso, este trabalho teve por objetivo expandir o modelo básico da Teoria do Comportamento Planejado, buscando um melhor poder de predição da intenção de visitação; para isso, acrescentou-se dois novos construtos ao modelo: o Comportamento Passado, representando o habitus do consumidor, e a imagem percebida, tendo como foco analisar a intenção de visitação de museus localizados em Minas Gerais. Os resultados apontaram que o modelo TCP padrão foi o que apresentou o maior poder de explicação da variância da intenção (R² = 0,793). Contudo, a inclusão do construto Imagem Percebida, mediada pela Atitude, aumentou o efeito dessa sobre as intenções, revelando que aspectos simbólicos reforçam aspectos mais racionais associados a atributos mais concretos na experiência do consumo cultural. Também revelou o peso das opiniões e comportamentos dos outros para a intenção de visitação de museus, dado o elevado poder explicativo das Normas Subjetivas.
id UESC-2_5a94fc98564c1a0875e84afa22c3e20b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/347
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUSA cultura passa a ser cada vez mais como uma experiência passível de análise sob a ótica do consumo e gerida em uma perspectiva mercadológica, onde a fruição dos bens culturais transcorre nitidamente por dimensões mais simbólicas e menos materiais. Se por um lado aspectos cognitivos do consumo podem ser analisados sob a ótica de modelos como a Teoria do Comportamento Planejado, aspectos simbólicos presentes no consumo cultural talvez não sejam plenamente contemplados segundo esta abordagem. Na literatura de comportamento do consumidor, pode-se estudar aspectos simbólicos do consumo a partir de prismas distintos, mas a análise sob uma perspectiva da imagem percebida revela-se como uma alternativa proeminente. A partir disso, este trabalho teve por objetivo expandir o modelo básico da Teoria do Comportamento Planejado, buscando um melhor poder de predição da intenção de visitação; para isso, acrescentou-se dois novos construtos ao modelo: o Comportamento Passado, representando o habitus do consumidor, e a imagem percebida, tendo como foco analisar a intenção de visitação de museus localizados em Minas Gerais. Os resultados apontaram que o modelo TCP padrão foi o que apresentou o maior poder de explicação da variância da intenção (R² = 0,793). Contudo, a inclusão do construto Imagem Percebida, mediada pela Atitude, aumentou o efeito dessa sobre as intenções, revelando que aspectos simbólicos reforçam aspectos mais racionais associados a atributos mais concretos na experiência do consumo cultural. Também revelou o peso das opiniões e comportamentos dos outros para a intenção de visitação de museus, dado o elevado poder explicativo das Normas Subjetivas.Editus2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 8 n. 2 (2014); 31 - 561982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347/355Carvalho Chaves, GabrielReis Monteiro, Plínio Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T03:19:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/347Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2019-03-02T03:19:48Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
title ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
spellingShingle ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
Carvalho Chaves, Gabriel
title_short ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
title_full ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
title_fullStr ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
title_full_unstemmed ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
title_sort ANTECEDENTES DO CONSUMO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA IMAGEM PERCEBIDA NA INTENÇÃO DE VISITA A MUSEUS
author Carvalho Chaves, Gabriel
author_facet Carvalho Chaves, Gabriel
Reis Monteiro, Plínio Rafael
author_role author
author2 Reis Monteiro, Plínio Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Chaves, Gabriel
Reis Monteiro, Plínio Rafael
description A cultura passa a ser cada vez mais como uma experiência passível de análise sob a ótica do consumo e gerida em uma perspectiva mercadológica, onde a fruição dos bens culturais transcorre nitidamente por dimensões mais simbólicas e menos materiais. Se por um lado aspectos cognitivos do consumo podem ser analisados sob a ótica de modelos como a Teoria do Comportamento Planejado, aspectos simbólicos presentes no consumo cultural talvez não sejam plenamente contemplados segundo esta abordagem. Na literatura de comportamento do consumidor, pode-se estudar aspectos simbólicos do consumo a partir de prismas distintos, mas a análise sob uma perspectiva da imagem percebida revela-se como uma alternativa proeminente. A partir disso, este trabalho teve por objetivo expandir o modelo básico da Teoria do Comportamento Planejado, buscando um melhor poder de predição da intenção de visitação; para isso, acrescentou-se dois novos construtos ao modelo: o Comportamento Passado, representando o habitus do consumidor, e a imagem percebida, tendo como foco analisar a intenção de visitação de museus localizados em Minas Gerais. Os resultados apontaram que o modelo TCP padrão foi o que apresentou o maior poder de explicação da variância da intenção (R² = 0,793). Contudo, a inclusão do construto Imagem Percebida, mediada pela Atitude, aumentou o efeito dessa sobre as intenções, revelando que aspectos simbólicos reforçam aspectos mais racionais associados a atributos mais concretos na experiência do consumo cultural. Também revelou o peso das opiniões e comportamentos dos outros para a intenção de visitação de museus, dado o elevado poder explicativo das Normas Subjetivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/347/355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 8 n. 2 (2014); 31 - 56
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078963249152