EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1131 |
Resumo: | Resumo: Com o fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial e com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o turismo tornou-se uma relevante atividade econômica em todo mundo, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Nesse contexto, os hotéis desempenham um papel central. Com o advento da internet e a evolução das suas inúmeras ferramentas de busca e pesquisa, pode-se rapidamente pesquisar a disponibilidade de vagas em hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive em ordem crescente dos valores das diárias, além de outras informações relevantes, tais como: localização; fotografia das instalações; acesso à internet sem fio; entre outras facilidades. A partir desse modelo de negócio, surgiu a necessidade de estabelecer as informações que os potenciais clientes desejam saber e a importância relativa entre elas, a fim de que as mesmas sejam disponibilizadas no site do hotel. Dentre os inúmeros métodos multicritério de apoio à decisão, foi utizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP), o qual parece adequado à solução de problemas dessa natureza, especialmente por ser um método compensatório. O método AHP, concebido por Thomas Saaty, foi um dos primeiros métodos desenvolvidos pela Escola Americana, sendo um dos métodos mais utilizados do mundo. Para a aplicação do método, foi realizada uma série de entrevistas com os clientes e com o gerente de um hotel, aplicando-se a Escala Fundamental de Saaty na comparação das informações pré-selecionadas.Palavras-chave: Pesquisa Operacional; Apoio Mulcritério à Decisão; Empreendimento turístico. |
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EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”Resumo: Com o fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial e com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o turismo tornou-se uma relevante atividade econômica em todo mundo, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Nesse contexto, os hotéis desempenham um papel central. Com o advento da internet e a evolução das suas inúmeras ferramentas de busca e pesquisa, pode-se rapidamente pesquisar a disponibilidade de vagas em hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive em ordem crescente dos valores das diárias, além de outras informações relevantes, tais como: localização; fotografia das instalações; acesso à internet sem fio; entre outras facilidades. A partir desse modelo de negócio, surgiu a necessidade de estabelecer as informações que os potenciais clientes desejam saber e a importância relativa entre elas, a fim de que as mesmas sejam disponibilizadas no site do hotel. Dentre os inúmeros métodos multicritério de apoio à decisão, foi utizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP), o qual parece adequado à solução de problemas dessa natureza, especialmente por ser um método compensatório. O método AHP, concebido por Thomas Saaty, foi um dos primeiros métodos desenvolvidos pela Escola Americana, sendo um dos métodos mais utilizados do mundo. Para a aplicação do método, foi realizada uma série de entrevistas com os clientes e com o gerente de um hotel, aplicando-se a Escala Fundamental de Saaty na comparação das informações pré-selecionadas.Palavras-chave: Pesquisa Operacional; Apoio Mulcritério à Decisão; Empreendimento turístico.Editus2018-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1131CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 87-1071982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1131/1481Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos dosRodriguez, Thamiris de OliveiraQuintal, Renato SantiagoDias, Fabrício da CostaReis, Marcone Freitas dos2018-12-27T01:16:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1131Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:16:36Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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