EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodriguez, Thamiris de Oliveira, Quintal, Renato Santiago, Dias, Fabrício da Costa, Reis, Marcone Freitas dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1131
Resumo: Resumo: Com o fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial e com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o turismo tornou-se uma relevante atividade econômica em todo mundo, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Nesse contexto, os hotéis desempenham um papel central. Com o advento da internet e a evolução das suas inúmeras ferramentas de busca e pesquisa, pode-se rapidamente pesquisar a disponibilidade de vagas em hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive em ordem crescente dos valores das diárias, além de outras informações relevantes, tais como: localização; fotografia das instalações; acesso à internet sem fio; entre outras facilidades. A partir desse modelo de negócio, surgiu a necessidade de estabelecer as informações que os potenciais clientes desejam saber e a importância relativa entre elas, a fim de que as mesmas sejam disponibilizadas no site do hotel. Dentre os inúmeros métodos multicritério de apoio à decisão, foi utizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP), o qual parece adequado à solução de problemas dessa natureza, especialmente por ser um método compensatório. O método AHP, concebido por Thomas Saaty, foi um dos primeiros métodos desenvolvidos pela Escola Americana, sendo um dos métodos mais utilizados do mundo. Para a aplicação do método, foi realizada uma série de entrevistas com os clientes e com o gerente de um hotel, aplicando-se a Escala Fundamental de Saaty na comparação das informações pré-selecionadas.Palavras-chave: Pesquisa Operacional; Apoio Mulcritério à Decisão; Empreendimento turístico.
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