A organização familiar da sociedade nordestina logofonofalocêntrica em Abril despedaçado
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/609 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir criticamente sobre algumas questões recorrentes às relações de gênero no contexto familiar e ao discurso autoritário no Nordeste do Brasil, a partir da análise do filme Abril despedaçado (2001), do diretor Walter Salles, o qual foi inspirado livremente no romance homônimo do escritor albanês Ismael Kadaré, publicado no Brasil em 2001. O livro é ambientado nas regiões montanhosas do Norte da Albânia na década de 30. Enquanto o filme de Walter Salles é ambientado no sertão do Nordeste brasileiro de 1910 e cuja temática centra-se na disputa entre famílias pela posse da terra. Esta análise se baseia nas formulações de Foucault sobre o poder e sua relação com o conceito social da verdade; como também nos estudos de Bourdieu sobre o poder simbólico; nas acepções de Bakhtin sobre o discurso autoritário e a amorosidade; nas teorias de gênero, que se utilizam do pós-estruturalismo para formular o seu conceito e enquanto categoria analítica se fundamenta no historicismo das relações sociais e critica as formas de dominação e poder; entre outros autores com os quais buscamos dialogar. |
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