A organização familiar da sociedade nordestina logofonofalocêntrica em Abril despedaçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Margarete Souza Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sacramento, Sandra Maria Pereira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/609
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir criticamente sobre algumas questões recorrentes às relações de gênero no contexto familiar e ao discurso autoritário no Nordeste do Brasil, a partir da análise do filme Abril despedaçado (2001), do diretor Walter Salles, o qual foi inspirado livremente no romance homônimo do escritor albanês Ismael Kadaré, publicado no Brasil em 2001. O livro é ambientado nas regiões montanhosas do Norte da Albânia na década de 30. Enquanto o filme de Walter Salles é ambientado no sertão do Nordeste brasileiro de 1910 e cuja temática centra-se na disputa entre famílias pela posse da terra. Esta análise se baseia nas formulações de Foucault sobre o poder e sua relação com o conceito social da verdade; como também nos estudos de Bourdieu sobre o poder simbólico; nas acepções de Bakhtin sobre o discurso autoritário e a amorosidade; nas teorias de gênero, que se utilizam do pós-estruturalismo para formular o seu conceito e enquanto categoria analítica se fundamenta no historicismo das relações sociais e critica as formas de dominação e poder; entre outros autores com os quais buscamos dialogar.
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