Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808 |
Resumo: | Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula. |
id |
UESC-3_7bee341456fed410fa71a1a56fc463f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808 |
network_acronym_str |
UESC-3 |
network_name_str |
Litterata |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literaturaEste texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.Editus2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 36-492526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808/832Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Francisco Neto PereiraMagalhães, Hilda Gomes Dutra2017-10-26T20:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:36:08Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
title |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
spellingShingle |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura Pinto, Francisco Neto Pereira |
title_short |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
title_full |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
title_fullStr |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
title_sort |
Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura |
author |
Pinto, Francisco Neto Pereira |
author_facet |
Pinto, Francisco Neto Pereira Magalhães, Hilda Gomes Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Hilda Gomes Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Francisco Neto Pereira Magalhães, Hilda Gomes Dutra |
description |
Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808/832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhães info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhães |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 36-49 2526-4850 2237-0781 reponame:Litterata instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Litterata |
collection |
Litterata |
repository.name.fl_str_mv |
Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313127430848512 |