Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Francisco Neto Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Magalhães, Hilda Gomes Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808
Resumo: Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.
id UESC-3_7bee341456fed410fa71a1a56fc463f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808
network_acronym_str UESC-3
network_name_str Litterata
repository_id_str
spelling Contribuição da ecocrítica ao ensino de literaturaEste texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.Editus2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 36-492526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808/832Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Francisco Neto PereiraMagalhães, Hilda Gomes Dutra2017-10-26T20:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:36:08Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
title Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
spellingShingle Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
Pinto, Francisco Neto Pereira
title_short Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
title_full Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
title_fullStr Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
title_full_unstemmed Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
title_sort Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
author Pinto, Francisco Neto Pereira
author_facet Pinto, Francisco Neto Pereira
Magalhães, Hilda Gomes Dutra
author_role author
author2 Magalhães, Hilda Gomes Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Francisco Neto Pereira
Magalhães, Hilda Gomes Dutra
description Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808
url http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/808/832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Gomes Dutra Magalhães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 36-49
2526-4850
2237-0781
reponame:Litterata
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Litterata
collection Litterata
repository.name.fl_str_mv Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313127430848512