O quanto 2020 nos interroga? O quanto Ensaio sobre a cegueira desvenda?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelm, Miriam Denise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paro, Guilherme Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3182
Resumo: O artigo traz uma reflexão sobre as injunções entre um período singular como foi a eclosão da pandemia de Covid-19 em 2020 e a concomitante leitura da obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, realizada em sala de aula, no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Para tanto, busca-se o referencial teórico ligado à formação do leitor literário, em seu percurso de amadurecimento e refinamento na recepção de obras ficcionais complexas e alegóricas. Oportuniza-se a retomada das discussões de ordem interativa: autor-texto-sociedade, reafirmando a completa simbiose das produções artísticas com o meio e os tempos que as proporcionam. Contempla-se em especial a percepção de um processo em curso, no próprio autor, de ceticismo crescente e implacabilidade do olhar diante da existência humana e, por fim, registra-se o aporte metodológico da escrita diarística, tornada tão significativa no período mencionado. Para tanto, recorre-se às memórias e entrevistas dadas por José Saramago; passa-se pela caracterização do diário nas palavras de Philippe Lejeune e Judith Butler; faz-se uma incursão no tema do engajamento do autor diante da historicidade, através de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir; insere-se considerações sobre a Literatura Portuguesa Contemporânea e sua atualidade e, por último,  agrega-se à descrição  do experimento pedagógico de leitura da obra saramagueana um relato do discente Guilherme Henrique Paro, revelando o grau de subjetividade envolvida e contribuindo para a legitimidade da experiência que motivou essa reflexão.
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