GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189 |
Resumo: | No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico. |
id |
UESPI-1_0c9c46f0755e105fbf9d3d623586a4c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/189 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO?No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico.EDUESPI2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTEXTOapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189/149Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'Ana, Maíra Ferreira2020-06-04T12:14:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/189Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-06-04T12:14:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
title |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
spellingShingle |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? Sant'Ana, Maíra Ferreira |
title_short |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
title_full |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
title_fullStr |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
title_sort |
GÊNEROS DIGITAIS E TICS: OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM LETRAS TÊM PREPARADO OS FUTUROS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS FERRAMENTAS DE ENSINO? |
author |
Sant'Ana, Maíra Ferreira |
author_facet |
Sant'Ana, Maíra Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Maíra Ferreira |
description |
No atual contexto social nota-se a profusão das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, consequentemente, dos gêneros digitais, ocasionando mudanças nas práticas sociais e discursivas. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se os sujeitos graduandos e graduados no curso de Letras possuem conhecimento sobre os gêneros digitais e se sentem preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula, ou seja, se os cursos de formação de professores têm preparado estes (futuros) profissionais para formar cidadãos capazes de interagir plenamente na sociedade. A maioria dos participantes da pesquisa alegou ter conhecimento sobre os gêneros em questão, contudo, grande parte afirma que a habilidade foi adquirida fora do ambiente de formação acadêmica, fato que ocasiona uma insegurança se estes profissionais realmente fazem/farão o uso adequado destas novas tecnologias em sala de aula, enquanto educadores, explorando, de fato, seu potencial pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares TEXTO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/189/149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401849937920 |