Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerling Moro, Roberta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kirchof, Edgar Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa.
id UESPI-1_5044d32308b6b385e18d5bfa78503ce0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/92
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhosO objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa.EDUESPI2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares'texto' 'imagem' 'interativo'application/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92/77Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGerling Moro, RobertaKirchof, Edgar Roberto2019-07-06T10:12:20Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/92Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2024-05-17T13:37:17.913080Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
title Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
spellingShingle Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
Gerling Moro, Roberta
title_short Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
title_full Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
title_fullStr Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
title_full_unstemmed Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
title_sort Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
author Gerling Moro, Roberta
author_facet Gerling Moro, Roberta
Kirchof, Edgar Roberto
author_role author
author2 Kirchof, Edgar Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerling Moro, Roberta
Kirchof, Edgar Roberto
description O objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
'texto' 'imagem' 'interativo'
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92/77
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1799319057899454464