Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa. |
id |
UESPI-1_5044d32308b6b385e18d5bfa78503ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/92 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhosO objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa.EDUESPI2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares'texto' 'imagem' 'interativo'application/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92/77Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGerling Moro, RobertaKirchof, Edgar Roberto2019-07-06T10:12:20Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/92Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2024-05-17T13:37:17.913080Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
title |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
spellingShingle |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos Gerling Moro, Roberta |
title_short |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
title_full |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
title_fullStr |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
title_full_unstemmed |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
title_sort |
Como as crianças leem book apps literários? Análise de uma prática de leitura com os Aplicativos Boum! e A árvore dos sonhos |
author |
Gerling Moro, Roberta |
author_facet |
Gerling Moro, Roberta Kirchof, Edgar Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Kirchof, Edgar Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerling Moro, Roberta Kirchof, Edgar Roberto |
description |
O objetivo deste artigo é discutir sobre a leitura de aplicativos literários (book apps) por parte de crianças de 3 a 10 anos de idade, tomando, como base, atividades de leitura realizadas com os aplicativos Boum! e A Árvore dos Sonhos. Os principais autores utilizados para fundamentar, teoricamente, as análises aqui propostas são Teale e Yokota (2014), Sargeant (2015), Serafini, Kachorsky, Aguilera (2016), entre outros. Para atingir seus objetivos, o presente artigo está estruturado em três partes: na primeira, são apresentadas e discutidas as características dos book apps, além das pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre a literatura digital infantil; na segunda parte, apresentam-se os book apps Boum! e A Árvore dos Sonhos, juntamente com a análise dos dados referentes à interação das crianças com essas obras. Para finalizar, na terceira parte, são apontadas algumas das principais conclusões a que foi possível chegar com esta pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares 'texto' 'imagem' 'interativo' |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/92/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1799319057899454464 |