COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 |
Resumo: | O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil. |
id |
UFG-3_5d49db3c615e4fdef3d9b31b73812856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?leituraliteratura infantillivro de imagemEducação InfantilO estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3643110.5216/ia.v41i1.36431Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-1881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Fabiana Andrade deBrandão, Ana Carolina Perrusi2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.786986Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
spellingShingle |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? Santana, Fabiana Andrade de leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
title_short |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_full |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_fullStr |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_full_unstemmed |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_sort |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
author |
Santana, Fabiana Andrade de |
author_facet |
Santana, Fabiana Andrade de Brandão, Ana Carolina Perrusi |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Ana Carolina Perrusi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Fabiana Andrade de Brandão, Ana Carolina Perrusi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
topic |
leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
description |
O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 10.5216/ia.v41i1.36431 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i1.36431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762704420864 |