COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Fabiana Andrade de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brandão, Ana Carolina Perrusi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431
Resumo: O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.
id UFG-3_5d49db3c615e4fdef3d9b31b73812856
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?leituraliteratura infantillivro de imagemEducação InfantilO estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3643110.5216/ia.v41i1.36431Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-1881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Fabiana Andrade deBrandão, Ana Carolina Perrusi2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.786986Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
title COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
spellingShingle COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
Santana, Fabiana Andrade de
leitura
literatura infantil
livro de imagem
Educação Infantil
title_short COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
title_full COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
title_fullStr COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
title_full_unstemmed COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
title_sort COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
author Santana, Fabiana Andrade de
author_facet Santana, Fabiana Andrade de
Brandão, Ana Carolina Perrusi
author_role author
author2 Brandão, Ana Carolina Perrusi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Fabiana Andrade de
Brandão, Ana Carolina Perrusi
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
literatura infantil
livro de imagem
Educação Infantil
topic leitura
literatura infantil
livro de imagem
Educação Infantil
description O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431
10.5216/ia.v41i1.36431
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i1.36431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762704420864