COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.5216/ia.v41i1.36431 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 |
Resumo: | O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil. |
id |
UFG-3_5d49db3c615e4fdef3d9b31b73812856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
spelling |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?leituraliteratura infantillivro de imagemEducação InfantilO estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.Faculdade de Educação (UFG)2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3643110.5216/ia.v41i1.36431Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-1881981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Fabiana Andrade deBrandão, Ana Carolina Perrusi2016-08-26T13:46:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/36431Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:40.786986Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
spellingShingle |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? Santana, Fabiana Andrade de leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil Santana, Fabiana Andrade de leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
title_short |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_full |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_fullStr |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_full_unstemmed |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
title_sort |
COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM? |
author |
Santana, Fabiana Andrade de |
author_facet |
Santana, Fabiana Andrade de Santana, Fabiana Andrade de Brandão, Ana Carolina Perrusi Brandão, Ana Carolina Perrusi |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Ana Carolina Perrusi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Fabiana Andrade de Brandão, Ana Carolina Perrusi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
topic |
leitura literatura infantil livro de imagem Educação Infantil |
description |
O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 10.5216/ia.v41i1.36431 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i1.36431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431/20955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX; 165-188 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1822181503996526592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/ia.v41i1.36431 |