O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Samara Gabriela Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472
Resumo: Resumo: Movido pela análise das falácias e da lógica informal, o pensamento crítico impulsionou novas perspectivas, nas quais se compreende a importância de que os sujeitos em formação escolar desenvolvam a capacidade de formular, identificar e avaliar argumentos. (BRETON e GAUTHIER, 2001) Apropriando-se de tais habilidades, os alunos podem estar melhor preparados para posicionar-se de modo menos ingênuo frente aos discursos que permeiam a sociedade que, de maneira explícita ou não, tendem a manipular pelo poder da linguagem. Desse modo, lançando mão da análise do discurso e de estratégias argumentativas, esta pesquisa objetiva tecer discussões acerca de uma proposta interventiva de ensino que tem como foco o processo de ensino-aprendizagem da argumentação nos gêneros cartas de solicitação e reclamação. As reflexões serão tecidas à luz de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2011), Breton e Gauthier (2001), dentre outros.  Os resultados demonstram que tão importante quanto instrumentalizar os alunos no que tange aos recursos estratégicos da língua, é ensiná-los a construir argumentos em defesa de uma posição sem que se utilize do discurso de ódio, da “argumentação ad hominem” e do “confronto bélico”, conforme denominam Breton e Gauthier (2001). Esses conceitos serão melhor evidenciados ao longo do artigo.
id UESPI-1_5457105e12f325c32344a8b5cd677b14
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/472
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino MédioResumo: Movido pela análise das falácias e da lógica informal, o pensamento crítico impulsionou novas perspectivas, nas quais se compreende a importância de que os sujeitos em formação escolar desenvolvam a capacidade de formular, identificar e avaliar argumentos. (BRETON e GAUTHIER, 2001) Apropriando-se de tais habilidades, os alunos podem estar melhor preparados para posicionar-se de modo menos ingênuo frente aos discursos que permeiam a sociedade que, de maneira explícita ou não, tendem a manipular pelo poder da linguagem. Desse modo, lançando mão da análise do discurso e de estratégias argumentativas, esta pesquisa objetiva tecer discussões acerca de uma proposta interventiva de ensino que tem como foco o processo de ensino-aprendizagem da argumentação nos gêneros cartas de solicitação e reclamação. As reflexões serão tecidas à luz de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2011), Breton e Gauthier (2001), dentre outros.  Os resultados demonstram que tão importante quanto instrumentalizar os alunos no que tange aos recursos estratégicos da língua, é ensiná-los a construir argumentos em defesa de uma posição sem que se utilize do discurso de ódio, da “argumentação ad hominem” e do “confronto bélico”, conforme denominam Breton e Gauthier (2001). Esses conceitos serão melhor evidenciados ao longo do artigo.EDUESPI2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472LETRAS EM REVISTA; v. 13 n. 01 (2022): Dossiê: Impolidez/descortesia e o discurso de ódio nas interações sociais públicas2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472/225Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Samara Gabriela Leal2023-03-04T23:41:11Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/472Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2023-03-04T23:41:11Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
title O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
spellingShingle O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
França, Samara Gabriela Leal
title_short O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
title_full O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
title_fullStr O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
title_full_unstemmed O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
title_sort O Discurso de ódio e a argumentação: uma proposta para o Ensino Médio
author França, Samara Gabriela Leal
author_facet França, Samara Gabriela Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Samara Gabriela Leal
description Resumo: Movido pela análise das falácias e da lógica informal, o pensamento crítico impulsionou novas perspectivas, nas quais se compreende a importância de que os sujeitos em formação escolar desenvolvam a capacidade de formular, identificar e avaliar argumentos. (BRETON e GAUTHIER, 2001) Apropriando-se de tais habilidades, os alunos podem estar melhor preparados para posicionar-se de modo menos ingênuo frente aos discursos que permeiam a sociedade que, de maneira explícita ou não, tendem a manipular pelo poder da linguagem. Desse modo, lançando mão da análise do discurso e de estratégias argumentativas, esta pesquisa objetiva tecer discussões acerca de uma proposta interventiva de ensino que tem como foco o processo de ensino-aprendizagem da argumentação nos gêneros cartas de solicitação e reclamação. As reflexões serão tecidas à luz de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2011), Breton e Gauthier (2001), dentre outros.  Os resultados demonstram que tão importante quanto instrumentalizar os alunos no que tange aos recursos estratégicos da língua, é ensiná-los a construir argumentos em defesa de uma posição sem que se utilize do discurso de ódio, da “argumentação ad hominem” e do “confronto bélico”, conforme denominam Breton e Gauthier (2001). Esses conceitos serão melhor evidenciados ao longo do artigo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/472/225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 13 n. 01 (2022): Dossiê: Impolidez/descortesia e o discurso de ódio nas interações sociais públicas
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401863569408