Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77 |
Resumo: | Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional. |
id |
UESPI-1_bffe79c33d4408cbc3a75ba3c106b6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/77 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanholDiante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresimagem e textoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77/64Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchöninger, Carla Luciane Klosda Silva Roque, Gabrielle StephanyAssmann Cardoso da Silva, Iasmin2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/77Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
title |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
spellingShingle |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol Schöninger, Carla Luciane Klos |
title_short |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
title_full |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
title_fullStr |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
title_full_unstemmed |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
title_sort |
Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol |
author |
Schöninger, Carla Luciane Klos |
author_facet |
Schöninger, Carla Luciane Klos da Silva Roque, Gabrielle Stephany Assmann Cardoso da Silva, Iasmin |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Roque, Gabrielle Stephany Assmann Cardoso da Silva, Iasmin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schöninger, Carla Luciane Klos da Silva Roque, Gabrielle Stephany Assmann Cardoso da Silva, Iasmin |
description |
Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares imagem e texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401973669888 |