Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schöninger, Carla Luciane Klos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva Roque, Gabrielle Stephany, Assmann Cardoso da Silva, Iasmin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77
Resumo: Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.
id UESPI-1_bffe79c33d4408cbc3a75ba3c106b6f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/77
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanholDiante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresimagem e textoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77/64Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchöninger, Carla Luciane Klosda Silva Roque, Gabrielle StephanyAssmann Cardoso da Silva, Iasmin2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/77Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
title Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
spellingShingle Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
Schöninger, Carla Luciane Klos
title_short Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
title_full Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
title_fullStr Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
title_full_unstemmed Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
title_sort Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
author Schöninger, Carla Luciane Klos
author_facet Schöninger, Carla Luciane Klos
da Silva Roque, Gabrielle Stephany
Assmann Cardoso da Silva, Iasmin
author_role author
author2 da Silva Roque, Gabrielle Stephany
Assmann Cardoso da Silva, Iasmin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schöninger, Carla Luciane Klos
da Silva Roque, Gabrielle Stephany
Assmann Cardoso da Silva, Iasmin
description Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
imagem e texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401973669888