LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210 |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que ele proporciona. |
id |
UESPI-1_f65bad5114b7f2c4580f751b125dad5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/210 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICOEste trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que ele proporciona.EDUESPI2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210/147Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes Nunes, Marianada Silva Campelo Costa Barcellos, Patrícia2020-06-04T12:14:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/210Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-06-04T12:14:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
title |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
spellingShingle |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO Backes Nunes, Mariana |
title_short |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
title_full |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
title_fullStr |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
title_sort |
LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO |
author |
Backes Nunes, Mariana |
author_facet |
Backes Nunes, Mariana da Silva Campelo Costa Barcellos, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Campelo Costa Barcellos, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes Nunes, Mariana da Silva Campelo Costa Barcellos, Patrícia |
description |
Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que ele proporciona. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210/147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401293144064 |