HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Mariana Backes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866
Resumo: Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. 
id UFRGS-12_2aae3c5a224f8878ce76cd4915b6fb9e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67866
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRAEste trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6786610.22456/2236-6385.67866Cadernos do IL; n. 54 (2017); 012-0262236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaNunes, Mariana Backes2018-11-24T16:00:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/67866Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T16:00:01Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
title_short HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_facet Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Nunes, Mariana Backes
author_role author
author2 Nunes, Mariana Backes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Nunes, Mariana Backes
description Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866
10.22456/2236-6385.67866
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 54 (2017); 012-026
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223978758144