HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866 |
Resumo: | Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. |
id |
UFRGS-12_2aae3c5a224f8878ce76cd4915b6fb9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/67866 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRAEste trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6786610.22456/2236-6385.67866Cadernos do IL; n. 54 (2017); 012-0262236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaNunes, Mariana Backes2018-11-24T16:00:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/67866Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2018-11-24T16:00:01Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
title_short |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_facet |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Nunes, Mariana Backes |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mariana Backes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Nunes, Mariana Backes |
description |
Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866 10.22456/2236-6385.67866 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.67866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos do IL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 54 (2017); 012-026 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223978758144 |