A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Iraíde Marques de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Terrasêca, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469
Resumo: Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras.
id UFAC-1_1214466e89cd3972b211ed0e084101cb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGALEducação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras. Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/346910.29327/210932.8.1-6Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469/2367Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreiro, Iraíde Marques deTerrasêca, Manuela2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
spellingShingle A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
Barreiro, Iraíde Marques de
Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.
title_short A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title_full A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title_fullStr A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title_full_unstemmed A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
title_sort A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
author Barreiro, Iraíde Marques de
author_facet Barreiro, Iraíde Marques de
Terrasêca, Manuela
author_role author
author2 Terrasêca, Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Iraíde Marques de
Terrasêca, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.
topic Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.
description Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469
10.29327/210932.8.1-6
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469/2367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506844377088