A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras. |
id |
UFAC-1_1214466e89cd3972b211ed0e084101cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGALEducação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos.Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras. Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/346910.29327/210932.8.1-6Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469/2367Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreiro, Iraíde Marques deTerrasêca, Manuela2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
spellingShingle |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL Barreiro, Iraíde Marques de Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos. |
title_short |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title_full |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title_fullStr |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
title_sort |
A ESCOLA NOS DESENHOS DE CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES INFANTIS NO BRASIL E EM PORTUGAL |
author |
Barreiro, Iraíde Marques de |
author_facet |
Barreiro, Iraíde Marques de Terrasêca, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Terrasêca, Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiro, Iraíde Marques de Terrasêca, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos. |
topic |
Educação infantil. Ensino fundamental. Representação social. Escola. Desenhos. |
description |
Esta pesquisa investiga como crianças representam a escola, por meio de desenhos, na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, em uma cidade paulista e do Pré-escolar para o 1º ciclo do Ensino Básico, em Portugal, Porto. Quais sentidos as crianças atribuem à escola e como percebem suas ações? Este é um estudo com crianças e não sobre crianças. São usadas diferentes metodologias que se articulam, como abordagem qualitativa, educação comparada e análise dos desenhos e usadas duas categorias designadas como informal e formal. O sentimento de pertencimento das crianças portuguesas para com a escola favorece uma visão mais integrada com suas atividades, inclui os funcionários, o entorno da escola e explicita sentimentos, diferentemente das crianças brasileiras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469 10.29327/210932.8.1-6 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.8.1-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3469/2367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.8.1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506844377088 |