Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jânio Nunes dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Adriana Cavalcanti dos, Pinheiro, Viviane Caline de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3673
Resumo: O artigo se materializa no intercruzamento dos discursos que integram a Política Nacional de Alfabetização e mobiliza o entendimento dos rompimentos, da referida política, com as contribuições das pesquisas nacionais sobre a especificidade da alfabetização e do letramento no Brasil. Para isso, realizamos um estudo documental cujo corpus foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram reducionismos conceituais e metodológicos sobre o processo de alfabetização, que reforçam evidências científicas sobre método fônico, e, por meio da alusão às práticas de literacia, impõem o silenciamento do termo letramento, desconsiderando pesquisas consolidadas sobre alfabetização e letramento há mais de 20 anos no país. PALAVRAS-CHAVE: Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.  
id UFAC-1_a03317532233e301310b8e297998c61f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3673
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramentoPolítica Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.O artigo se materializa no intercruzamento dos discursos que integram a Política Nacional de Alfabetização e mobiliza o entendimento dos rompimentos, da referida política, com as contribuições das pesquisas nacionais sobre a especificidade da alfabetização e do letramento no Brasil. Para isso, realizamos um estudo documental cujo corpus foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram reducionismos conceituais e metodológicos sobre o processo de alfabetização, que reforçam evidências científicas sobre método fônico, e, por meio da alusão às práticas de literacia, impõem o silenciamento do termo letramento, desconsiderando pesquisas consolidadas sobre alfabetização e letramento há mais de 20 anos no país. PALAVRAS-CHAVE: Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.  This paper presents the intercrossing of the National Literacy Policy’s discourses and stimulates the understanding about ruptures of the contributions of national researches on the specificity of the alphabetization and social literacy in Brazil. For this, we conducted a documentary study in which the corpus was analyzed based on the content analysis method. The results demonstrate conceptual and methodological reductions in the literacy process that reinforces scientific evidence about the phonic teaching method and, through the allusion to literacy practices, imposes the silencing of the term social literacy, which goes against more than 20 years of consolidated researches on alphabetization and social literacy of this country.   KEYWORDS: National Literacy Policy. Social literacy. Literacy.Nepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/367310.29327/210932.8.2-13Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3673/2604Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Pinheiro, Viviane Caline de Souza 2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3673Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
title Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
spellingShingle Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
Santos, Jânio Nunes dos
Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.
title_short Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
title_full Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
title_fullStr Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
title_full_unstemmed Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
title_sort Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento
author Santos, Jânio Nunes dos
author_facet Santos, Jânio Nunes dos
Santos, Adriana Cavalcanti dos
Pinheiro, Viviane Caline de Souza
author_role author
author2 Santos, Adriana Cavalcanti dos
Pinheiro, Viviane Caline de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jânio Nunes dos
Santos, Adriana Cavalcanti dos
Pinheiro, Viviane Caline de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.
topic Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.
description O artigo se materializa no intercruzamento dos discursos que integram a Política Nacional de Alfabetização e mobiliza o entendimento dos rompimentos, da referida política, com as contribuições das pesquisas nacionais sobre a especificidade da alfabetização e do letramento no Brasil. Para isso, realizamos um estudo documental cujo corpus foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram reducionismos conceituais e metodológicos sobre o processo de alfabetização, que reforçam evidências científicas sobre método fônico, e, por meio da alusão às práticas de literacia, impõem o silenciamento do termo letramento, desconsiderando pesquisas consolidadas sobre alfabetização e letramento há mais de 20 anos no país. PALAVRAS-CHAVE: Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3673
10.29327/210932.8.2-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3673
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.2-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3673/2604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.2-1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506853814272