A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leidens, Alexandre
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2293
Resumo: Este artigo objetiva analisar a formação da identidade de crianças e jovens provindos de uma comunidade quilombola e estudantes de uma Escola Quilombola na cidade de Palmas/PR. O trabalho , além de se deter em particularidades do local, se atentará para aspectos históricos e sociais envolvidos na constituição de sua identidade, tendo em vista, além disso, um imaginário social que interfere de inúmeras maneiras nesse processo. Como quesito substancial e fundamental, o artigo se baseará também em uma entrevista realizada com professores e líderes comunitários sobre a educação na localidade. A base teórica do trabalho, na busca por uma observação mais atenta e focalizada do contexto como um todo, será focalizada em autores como Bhabha (2013), Moura (2006) e Rey (2003).
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