Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
DOI: | 10.29327/210932.9.2-7 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358 |
Resumo: | Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva. |
id |
UFAC-1_eb69763b8eca90ff0e2b0bfe1b4252b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5358 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
spelling |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive educationIdentidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusivaIdentidadeDiferençaCurrículoInclusãoIdentityDifferenceCurriculumInclusionNosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.This paper discusses the concept of identity, Difference and Curriculum from the perspective of Inclusive Education, which deals with the historicity of the theme in Brazil and, based on these assumptions, presents a concept of curriculum that considers discourse as a producer of identities and subjectivities. It also proposes reflections on inclusion and its practices based on the production of identity and difference as important elements in teacher education, both initial and continuing. Therefore, it seeks to investigate the subject of inclusive school, identities, differences, in addition to thinking about non-discriminatory practices to contemplate the school curriculum, with the thought of a new form of curriculum for education in Brazil. The methodological approach is qualitative in bibliographic and documentary research, based on Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), in addition to documents that guide inclusive education.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/535810.29327/210932.9.2-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358/3420Monferrari, Lucila Menezes GuedesRodrigues, Olira Saraiva info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5358Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva |
title |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
spellingShingle |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education Monferrari, Lucila Menezes Guedes Identidade Diferença Currículo Inclusão Identity Difference Curriculum Inclusion Monferrari, Lucila Menezes Guedes Identidade Diferença Currículo Inclusão Identity Difference Curriculum Inclusion |
title_short |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
title_full |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
title_fullStr |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
title_full_unstemmed |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
title_sort |
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education |
author |
Monferrari, Lucila Menezes Guedes |
author_facet |
Monferrari, Lucila Menezes Guedes Monferrari, Lucila Menezes Guedes Rodrigues, Olira Saraiva Rodrigues, Olira Saraiva |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Olira Saraiva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monferrari, Lucila Menezes Guedes Rodrigues, Olira Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Diferença Currículo Inclusão Identity Difference Curriculum Inclusion |
topic |
Identidade Diferença Currículo Inclusão Identity Difference Curriculum Inclusion |
description |
Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358 10.29327/210932.9.2-7 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.9.2-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358/3420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades 2525-5924 1807-1856 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1822180573699899392 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29327/210932.9.2-7 |