Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Olira Saraiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
DOI: 10.29327/210932.9.2-7
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358
Resumo: Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.
id UFAC-1_eb69763b8eca90ff0e2b0bfe1b4252b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5358
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
spelling Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive educationIdentidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusivaIdentidadeDiferençaCurrículoInclusãoIdentityDifferenceCurriculumInclusionNosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.This paper discusses the concept of identity, Difference and Curriculum from the perspective of Inclusive Education, which deals with the historicity of the theme in Brazil and, based on these assumptions, presents a concept of curriculum that considers discourse as a producer of identities and subjectivities. It also proposes reflections on inclusion and its practices based on the production of identity and difference as important elements in teacher education, both initial and continuing. Therefore, it seeks to investigate the subject of inclusive school, identities, differences, in addition to thinking about non-discriminatory practices to contemplate the school curriculum, with the thought of a new form of curriculum for education in Brazil. The methodological approach is qualitative in bibliographic and documentary research, based on Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), in addition to documents that guide inclusive education.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/535810.29327/210932.9.2-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358/3420Monferrari, Lucila Menezes GuedesRodrigues, Olira Saraiva info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5358Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Identidade, diferença e currículo na perpectiva da educação inclusiva
title Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
spellingShingle Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Identidade
Diferença
Currículo
Inclusão
Identity
Difference
Curriculum
Inclusion
Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Identidade
Diferença
Currículo
Inclusão
Identity
Difference
Curriculum
Inclusion
title_short Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
title_full Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
title_fullStr Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
title_full_unstemmed Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
title_sort Identity, difference and curriculum from the perspective of inclusive education
author Monferrari, Lucila Menezes Guedes
author_facet Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Rodrigues, Olira Saraiva
Rodrigues, Olira Saraiva
author_role author
author2 Rodrigues, Olira Saraiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monferrari, Lucila Menezes Guedes
Rodrigues, Olira Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Diferença
Currículo
Inclusão
Identity
Difference
Curriculum
Inclusion
topic Identidade
Diferença
Currículo
Inclusão
Identity
Difference
Curriculum
Inclusion
description Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de Identidade, Diferença e Currículo na perspectiva da Educação Inclusiva, que versa inicialmente a historicidade da temática no Brasil e, a partir desses pressupostos, apresenta uma concepção de currículo que considera o discurso como produtor de identidades e subjetividades. Propõe, ainda, reflexões a respeito da inclusão e suas práticas tendo como fundo a produção da identidade e da diferença como elementos importantes na formação de professores tanto inicial como continuada. Para tanto, busca investigar o sujeito da escola inclusiva, as identidades, as diferenças, além de pensar nas práticas não discriminatórias para contemplar o currículo escolar, com o pensamento de uma nova forma de currículo para a educação no Brasil. A abordagem metodológica é qualitativa em pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em Silva (2017), Mantoan (2015), Vieira (2013), Wooward (2014), Hall (2014), Skliar (2006), além de documentos que norteiam a educação inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358
10.29327/210932.9.2-7
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358
identifier_str_mv 10.29327/210932.9.2-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358/3420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1822180573699899392
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29327/210932.9.2-7