Brincadeiras: espaços de interações e subjetivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureto, Márcia Barroso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pessoa, Valda Inês Fontenele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4268
Resumo: O artigo analisa experiências vivenciadas em uma turma do curso de Pedagogia, desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na cidade do Jordão-AC, Brasil, envolvendo professores, acadêmicos, crianças indígenas e não indígenas. A observação realizada pelos acadêmicos e pela professora da disciplina se constituiu em estratégia para coleta das informações dos dois momentos: em uma escola indígena, na aldeia Altamira, e em uma escola da cidade do Jordão. As observações foram registradas em diário de campo, tendo como foco de atenção as brincadeiras e seus desdobramentos com as crianças, nesses dois espaços sociais diferenciados. Teve como objetivo descrever, analisar e diferenciar essas duas experiências, pela relevância dos fragmentos, para o debate da formação de professores. Para análise, foi mantido diálogo com Foucault (2000-2005-2014 2017), Hall (1997 - 2002), como também com autores que dialogam com esses pensadores. Nesse percurso, evidenciamos diferenças e aproximações das brincadeiras, nesses dois espaços, e o quanto estas atravessam a subjetivação.
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