A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Figueiredo Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EALKK
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a participação dos alunos durante as aulas de educação física escolar na realização de diversas maneiras de execução de atividades não muito constantes no cotidiano escolar, os jogos. Foram aplicadas um total de onze atividades, já contadas nessas variações por exemplo utilização de bolas de futsal quanto com bolas de handebol, ora individualmente, ora coletivamente, interagindo se no jogo todos os alunos envolvidos, demonstrado por fotografias. Notou se uma enorme participação de todos os alunos, o que se manifestou inclusive nas propostas de se levarem para o ambiente aonde se moram para transferí lo à colegas e vizinhos. Isto reflete efeitos positivos das atividades. Em geral, os resultados mostraram que as atividades que mais gostaram foram o rouba bandeira (23%) e o gol móvel (36%). Os alunos optaram 44% pelo gol móvel como atividade preferida, já para as alunas foi de 32% pelo rouba bandeira com as mãos. Em relação à dificuldade, para os meninos 38% não a tiveram, e para as meninas, 32%. Em relação às exigências cognitivas, os resultados mostraram meninas 76% e 78% para os meninos quanto o se pensar para executar tal atividade e 92% meninas e 84% meninos quanto a atenção. Já em relação às exigências de atividade física, caracterizada no quesito corrida, os percentuais foram 80% meninos e 84% meninas. Pensando se de que hoje em dia, as crianças vivem mais presas aos muros das casas e apartamentos e deixam muitas vezes de desfrutar de atividades dinâmicas ajustando se assim um pouco do sedentarismo desde a infância.
id UFMG_c2594de7db35c40bcf070043e39d42ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EALKK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Pablo Juan GrecoDaniel Figueiredo Rodrigues2019-08-10T23:30:21Z2019-08-10T23:30:21Z2010-12-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EALKKEste trabalho objetiva analisar a participação dos alunos durante as aulas de educação física escolar na realização de diversas maneiras de execução de atividades não muito constantes no cotidiano escolar, os jogos. Foram aplicadas um total de onze atividades, já contadas nessas variações por exemplo utilização de bolas de futsal quanto com bolas de handebol, ora individualmente, ora coletivamente, interagindo se no jogo todos os alunos envolvidos, demonstrado por fotografias. Notou se uma enorme participação de todos os alunos, o que se manifestou inclusive nas propostas de se levarem para o ambiente aonde se moram para transferí lo à colegas e vizinhos. Isto reflete efeitos positivos das atividades. Em geral, os resultados mostraram que as atividades que mais gostaram foram o rouba bandeira (23%) e o gol móvel (36%). Os alunos optaram 44% pelo gol móvel como atividade preferida, já para as alunas foi de 32% pelo rouba bandeira com as mãos. Em relação à dificuldade, para os meninos 38% não a tiveram, e para as meninas, 32%. Em relação às exigências cognitivas, os resultados mostraram meninas 76% e 78% para os meninos quanto o se pensar para executar tal atividade e 92% meninas e 84% meninos quanto a atenção. Já em relação às exigências de atividade física, caracterizada no quesito corrida, os percentuais foram 80% meninos e 84% meninas. Pensando se de que hoje em dia, as crianças vivem mais presas aos muros das casas e apartamentos e deixam muitas vezes de desfrutar de atividades dinâmicas ajustando se assim um pouco do sedentarismo desde a infância.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação fisica para criançasJogos infantisBrincadeirasJogosColetivoAtividadesEsportesIndividualCriançasBrincadeirasA importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_p_sefee___2010.pdfapplication/pdf2104161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EALKK/1/monografia_p_sefee___2010.pdf9cd4edd768164931468e6a54ab5252d6MD51TEXTmonografia_p_sefee___2010.pdf.txtmonografia_p_sefee___2010.pdf.txtExtracted texttext/plain56915https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EALKK/2/monografia_p_sefee___2010.pdf.txt4ff92eb34c0676337baea403d9cc65b2MD521843/BUBD-9EALKK2019-11-14 10:42:50.906oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EALKKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:42:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
title A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
spellingShingle A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
Daniel Figueiredo Rodrigues
Jogos
Coletivo
Atividades
Esportes
Individual
Crianças
Brincadeiras
Educação fisica para crianças
Jogos infantis
Brincadeiras
title_short A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
title_full A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
title_fullStr A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
title_full_unstemmed A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
title_sort A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar
author Daniel Figueiredo Rodrigues
author_facet Daniel Figueiredo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pablo Juan Greco
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Figueiredo Rodrigues
contributor_str_mv Pablo Juan Greco
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Coletivo
Atividades
Esportes
Individual
Crianças
Brincadeiras
topic Jogos
Coletivo
Atividades
Esportes
Individual
Crianças
Brincadeiras
Educação fisica para crianças
Jogos infantis
Brincadeiras
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação fisica para crianças
Jogos infantis
Brincadeiras
description Este trabalho objetiva analisar a participação dos alunos durante as aulas de educação física escolar na realização de diversas maneiras de execução de atividades não muito constantes no cotidiano escolar, os jogos. Foram aplicadas um total de onze atividades, já contadas nessas variações por exemplo utilização de bolas de futsal quanto com bolas de handebol, ora individualmente, ora coletivamente, interagindo se no jogo todos os alunos envolvidos, demonstrado por fotografias. Notou se uma enorme participação de todos os alunos, o que se manifestou inclusive nas propostas de se levarem para o ambiente aonde se moram para transferí lo à colegas e vizinhos. Isto reflete efeitos positivos das atividades. Em geral, os resultados mostraram que as atividades que mais gostaram foram o rouba bandeira (23%) e o gol móvel (36%). Os alunos optaram 44% pelo gol móvel como atividade preferida, já para as alunas foi de 32% pelo rouba bandeira com as mãos. Em relação à dificuldade, para os meninos 38% não a tiveram, e para as meninas, 32%. Em relação às exigências cognitivas, os resultados mostraram meninas 76% e 78% para os meninos quanto o se pensar para executar tal atividade e 92% meninas e 84% meninos quanto a atenção. Já em relação às exigências de atividade física, caracterizada no quesito corrida, os percentuais foram 80% meninos e 84% meninas. Pensando se de que hoje em dia, as crianças vivem mais presas aos muros das casas e apartamentos e deixam muitas vezes de desfrutar de atividades dinâmicas ajustando se assim um pouco do sedentarismo desde a infância.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:30:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EALKK
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EALKK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EALKK/1/monografia_p_sefee___2010.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EALKK/2/monografia_p_sefee___2010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cd4edd768164931468e6a54ab5252d6
4ff92eb34c0676337baea403d9cc65b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971393565949952