FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DA CARGA HORÁRIA DOCENTE SEMANAL PARA ATIVIDADES EXTRACLASSES NO ESPAÇO ESCOLAR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA FERREIRA, NATHALIA BEZERRA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1219
Resumo: No ano de 2011, a rede pública de ensino médio do Ceará passou a garantir o cumprimento da lei 11.738/2008 que além da instituição de um piso salarial para os professores, garante também que, 1/3 da jornada de trabalho seja utilizado para planejamento e outras atividades fora de sala. A formação continuada é uma das atividades que devem ser realizadas nesse momento. Essa formação é essencial para o docente, que além de se atualizar com as atuais correntes teóricas de sua disciplina, pode também, refletir sobre o seu fazer docente. A prática atual precisa ser refletida constantemente para que o professor possa melhorá-la quando for necessário, com o objetivo de garantir a aprendizagem. Embora a formação continuada seja assunto recorrente dentro dos estudos sobre educação, observa-se a necessidade de um estudo que busque analisar o impacto dessa mudança na formação dos professores das escolas de ensino médio do estado do Ceará, mas precisamente na cidade de Quixadá. Diante dessa situação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o aumento de horas extraclasse, principalmente em relação ao impacto que esse acréscimo de carga horária teve na formação docente. Partimos, desse modo, do pressuposto de que a escola é o principal lugar para formação continuada dos docentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola de Ensino Médio José Martins Rodrigues no município de Quixadá, Ceará, pesquisa essa que busca observar os fatos relacionados a formação de professores para que possamos estabelecer relações entre a prática que ocorre na escola com o que propõem os estudiosos em educação. Nesse sentido, observou-se que o cumprimento da lei tem favorecido as práticas de formação em exercício dos profissionais do magistério. Trata-se de um estudo de caso, que se divide quanto a sua abordagem em qualitativa e quantitativa.
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