OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos. |
id |
UFAC-2_055e877ef9f8612a5cae7e3a16eb92e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2789 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPPPesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsAppO presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-2242526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789/1788Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Rosana Sales dos Santos, Rosemary 2019-09-03T18:16:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2789Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-03T18:16:18Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
title |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
spellingShingle |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP de Jesus, Rosana Sales Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp |
title_short |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
title_full |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
title_fullStr |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
title_full_unstemmed |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
title_sort |
OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP |
author |
de Jesus, Rosana Sales |
author_facet |
de Jesus, Rosana Sales dos Santos, Rosemary |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Rosemary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Rosana Sales dos Santos, Rosemary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp |
topic |
Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp |
description |
O presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789/1788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224 Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224 Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222939344896 |