OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus, Rosana Sales
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de  expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos.
id UFAC-2_055e877ef9f8612a5cae7e3a16eb92e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2789
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPPPesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsAppO presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de  expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-2242526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789/1788Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus, Rosana Sales dos Santos, Rosemary 2019-09-03T18:16:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2789Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-03T18:16:18Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
title OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
spellingShingle OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
de Jesus, Rosana Sales
Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp
title_short OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
title_full OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
title_fullStr OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
title_full_unstemmed OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
title_sort OS SENTIDOS DA ESCOLA NAS CONVERSAS DOCENTES DO WHATSAPP
author de Jesus, Rosana Sales
author_facet de Jesus, Rosana Sales
dos Santos, Rosemary
author_role author
author2 dos Santos, Rosemary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus, Rosana Sales
dos Santos, Rosemary
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp
topic Pesquisa-formação. Cibercultura.Escola básica. WhatsApp
description O presente artigo tem como objetivo compreender como os usos do aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas que contribuam para a formação continuada de professores. Usos esses que vêm dando sentidos e formas à cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais em rede (SANTOS, 2015). A pertinência desta pesquisa inscreveu-se num amplo movimento da pesquisa multirreferenciaal (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; e MACEDO, 2009) bricolando com a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008; CERTEAU, 2009) em que o pesquisador não separa a prática pedagógica da pesquisa acadêmica. Ao trazer como dispositivo de pesquisa o WhatsApp encontramos nas conversas dos professores alguns princípios da cibercultura como o hipertexto, a interatividade, as múltiplas linguagens e a possibilidade de articulação e ressignificação de novas práticas cotidianas nos espaçostempos escolares. Assim, procuramos arquitetar e criar ambiências formativas emergentes, autorais e abertas que foram sendo cocriadas no processo da pesquisa. É isso o que nos interessa como possibilidade de compreensão de como essas práticas acontecem cotidianamente, mergulhando, sendo membro, interagindo, problematizando e acionando dispositivos que nos permitam perceber que as conversas com e de professores devem ser colocadas no centro do trabalho de investigação de nossas pesquisas, mostrando como cada um (re)inventa diariamente suas formas de atuar e de  expressar suas diferentes perspectivas sobre a docência, sobre o pensar com/na escola e o contexto sociotécnico em que estão inseridos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2789/1788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224
Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224
Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 214-224
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222939344896